8 dicas para quem vive cansado ter mais energia

8 dicas para quem vive cansado ter mais energia

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 8 dicas para quem vive cansado ter mais energia

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Pode parecer absurdo dormir e mesmo assim acordar com sintomas de exaustão, estafa e fadiga, mas isso é muito mais comum do que se imagina. De acordo com o médico psiquiatra ortomolecular Dr. Cryro Masci, autor do livro “Biostress – Novos Caminhos para o Equilíbrio e a Saúde”, esse estado, chamado de síndrome do cansaço prolongado, acomete 10 em cada 100 pessoas.

Ao perceber o problema, a primeira ação a se tomar é procurar um médico para descartar qualquer doença mais grave. “Uma simples anemia, por exemplo, problemas na tireoide, diabetes e algumas doenças do coração podem produzir tais reações orgânicas. É preciso ter certeza de que não há uma doença quietinha lá dentro roubando sua energia”, explica o médico.

Esse quadro de fadiga prolongada também pode estar ligado à desnutrição celular, também chamada de fome oculta. Isso ocorre quando faltam nutrientes, minerais, vitaminas e ácidos graxos nas células.



Para superar essa defasagem nutricional, o Dr. Cyro Masci aconselha a realizar exames médicos que apontam quais substâncias precisam ser suplementadas no organismo. “Vitaminas como a D e outros nutrientes precisam ser mensurados para checar se o corpo não está com fome oculta. Com o resultado, o profissional indica suplementos e complementos alimentares. Eles repõem o que está faltando e ajudam o corpo a voltar a ter um equilíbrio natural“, comenta o médico.

Descartando esses problemas mais sérios, existem algumas medidas que ajudam a restaurar os níveis de energia e ter mais disposição ao longo do dia. Confira:

Inclua exercícios na rotina:

Parece uma equação sem lógica, mas mesmo que o corpo se sinta cansado demais para se exercitar, fazer exercícios regulares vai ajudar a diminuir o cansaço no longo prazo. E não precisa ser nada vigoroso demais, uma caminhada de 15 minutos já contribui com a disposição.



Um estudo recente realizado por pesquisadores da Universidade da Georgia concluiu que exercícios leves e de curta duração, de cerca de 10 minutos, já ajudam as pessoas a sentirem com mais energia.

Reduza o estresse:

O estresse usa muita energia, por isso tentar amenizá-lo poderá restabelecer o vigor. Incluir atividades relaxantes na rotina, como ouvir música, ler ou passar um tempo com amigos já trará bons resultados.

Aplicativos calmantes para usar no ápice do estresse
Modere no consumo de álcool à noite:

Apesar de ter um efeito sedativo inicial, o álcool interfere na qualidade do sono. Isso porque, de acordo com um estudo feito pelo London Sleep Centre, ele altera os ciclos do sono e não permite chegar à etapa em que ocorrem os sonhos. Resultado: a pessoa dorme menos e acorda mais cansada.



Tenha uma alimentação equilibrada:

Certos alimentos, como frutas, verduras, legumes, grãos e sementes, fornecem vitaminas e proteínas que ajudam a dar energia ao corpo. Por isso ter uma dieta diversificada é um ponto importante para o bem-estar.

Tenha horários regulares

Ter horários fixos para realizar tarefas e manter uma rotina de sono regular também é de extrema importância porque ajuda o corpo a se organizar e ter mais energia no dia seguinte.

Mantenha-se hidratado

Falta de água é uma das razões que faz com que muitas pessoas se sintam cansadas o tempo todo. Muitos estudos já mostraram que a desidratação causa fadiga e sonolência durante as atividades diárias.

Diminua o excesso de atividade mental

Antes de ir para a cama, o ideal é deixar de lado aparelhos como smartphones, computadores e televisão, pois o excesso de atividade mental pode atrapalhar a qualidade do sono. O recomendável é adotar atividades que relaxem a mente e o corpo. Exercícios de alongamento e meditação costumam ajudar.

Invista em uma boa noite de sono

Não dormir bem é umas das causas mais óbvias de fadiga. Por isso é tão importante ter um sono ininterrupto para que o cérebro consiga percorrer todos os estágios de cada ciclo de sono e estar mais disposto no dia seguinte. Para isso, procure deixar seu quarto mais escuro e confortável possível.



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