×
Seguros

De novos riscos à resposta ágil a sinistros – CQCS

No dia 12 de novembro, durante a sala 1 do CQCS Inovação 2025 Danilo Gamboa, CEO da Akad Seguros, Guilherme Perondi Neto, diretor-presidente da Swiss Re Corporate Solutions Brasil, e Leandro Martinez, presidente da Chubb Brasil debateram como a inteligência artificial está redesenhando a criação de produtos, acelerando o pagamento de sinistros e transformando a dinâmica técnica do seguro, em um momento em que o setor enfrenta novas demandas dos consumidores e riscos emergentes.

Na Akad Seguros, a aposta em tecnologia tem sido direcionada para agilizar processos e simplificar a jornada do cliente. “Temos trabalhando bastante com inteligência artificial e o nosso principal objetivo é pagar sinistro cada vez mais rápido para que esse valor seja percebido não só pelo corretor de seguros que deixa de ter trabalho em follow-up de sinistros, como também para o segurado, que recebe o dinheiro dele mais rápido e percebe o valor do seguro ainda mais fortemente”, explicou Gamboa. 

Para Martinez, quando a inteligência artificial surge como um instrumento para resolver problemas novos e antigos, ela também abre espaço para que esses novos desafios se reflitam em novas coberturas, permitindo que o mercado desenvolva soluções alinhadas às mudanças do comportamento e das necessidades dos consumidores.

“As pessoas passam a ter novos problemas e você começa a inovar oferecendo novas coberturas. Acho que o exemplo mais clássico disso hoje em dia é, por exemplo, o seguro para celular. Há 10 anos atrás ninguém saía na rua carregando um celular caro; hoje todo mundo tem. Ou a maioria das pessoas hoje têm muito medo de ter seus dados capturados através de phishing ou algo do tipo. Isso é algo que também há 10, 15 anos atrás não existia. Então, problemas novos dão oportunidades de novas coberturas”, apontou o presidente da Chubb Brasil.

De acordo com o diretor-presidente da Swiss Re Corporate Solutions Brasil, a inteligência artificial se torna essencial porque o seguro depende de ciclos de feedback: é ao identificar padrões estatísticos que se projeta a sinistralidade. Antes, isso só era possível assumindo o risco desde o primeiro dólar; agora, a IA acelera e aprimora esse aprendizado. “Hoje, com a inteligência artificial, você consegue estabelecer, armar modelos sem necessariamente e imediatamente gastar dinheiro. Você pode, com a IA, estabelecer modelos de precificação para desenvolver esses novos produtos”, disse Perondi.

Confira o registro do painel:

The post De novos riscos à resposta ágil a sinistros first appeared on CQCS.

Fonte

#novos #riscos #resposta #ágil #sinistros #CQCS

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site CQCS

O Portal CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros) é uma plataforma brasileira dedicada a informar e capacitar profissionais de seguros. Voltado principalmente para corretores, o site oferece notícias, análises de mercado, atualizações sobre regulamentações e novidades do setor. Além disso, o CQCS promove eventos e debates, conectando profissionais e especialistas da área para fomentar a troca de conhecimentos e fortalecer o mercado de seguros no Brasil.

Palavras chaves

De novos riscos à resposta ágil a sinistros – CQCS

Seguro de Vida
Seguro de carro
Seguro de Imóveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *