Doação de Sangue: Campanha no HRBA em Santarém aumenta adesão | G1

Colaborador Davi Machado participou da campanha
Gustavo Campos/Ascom HRBA
Com o tema “Sustente a vida. Doe Sangue!”, o Hospital Regional de Santarém, no oeste do Pará, promoveu a Campanha de Doação de Sangue em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Foram 106 participações na ação, com 69 doações concretizadas. A campanha contou com o atendimento dos profissionais do Hemocentro Regional e até com a participação do mascote “Sanguinho”, incentivando a doação.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Participaram acompanhantes de pacientes, o público em geral e também colaboradores do HRBA. Um deles foi Davi Machado, que é técnico de laboratório há dois anos no Hospital. Foi a segunda vez que ele doou sangue.
Cleane Carvalho Viana, de 43 anos, acompanha o pai que está em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, Oeste do Pará. Na quinta-feira (27), ela decidiu doar sangue pela primeira vez para ajudar não só o ente querido, mas também outras pessoas.
“Meu pai está internado e a campanha me motivou a doar. Foi muito gratificante, não doeu nada, e eu recomendo: doe Sangue! Antes, nunca tinha passado pela minha cabeça fazer uma doação, mas hoje doei e doei de coração”, contou Cleane, que mora na comunidade Rio das Ilhas, no município de Curuá, também no Oeste paraense.
“Ajudar as pessoas é sempre bom. Por isso eu decidi vir. Também participei da primeira campanha este ano, e agora retornei. E sempre que tiver esse tipo de ação, estarei aqui para participar”, afirmou.
Referência
O Regional de Santarém é referência em média e alta complexidade no Oeste do Pará e conta com uma agência transfusional que é abastecida diariamente com bolsas de sangue doadas pela Fundação Hemopa.
Até o mês de outubro de 2025, o HRBA já havia utilizado 6.021 bolsas de sangue, entre hemácias, plasma e plaquetas, com uma média de 600 bolsas por mês. Em alguns procedimentos, como cirurgia cardíaca, podem ser utilizadas até 10 bolsas de sangue para garantir a segurança do paciente.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
#Doação #Sangue #Campanha #HRBA #Santarém #aumenta #adesão
