×
Dicas Forbes Sobre Investimentos

12 Erros Que te Impedem de Ficar Rico

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Se ficar rico fosse fácil, certamente todo mundo já teria feito isso. Segundo o Global Wealth Report do UBS, existem mais de 22 milhões de milionários só nos Estados Unidos e, provavelmente, muitos outros a caminho de alcançar esse nível de riqueza. Porém, conforme você sobe na escala do patrimônio líquido, essas chances diminuem.

Muitos, mesmo com US$ 1 milhão (R$ 5,41 milhões) em patrimônio, ainda não se dão por satisfeitos. A maior parte é de ativos que não geram renda, como a casa própria. E eles ainda planejam ser multimilionários, e, com tempo e perseverança, qualquer pessoa pode enriquecer. Talvez isso seja mais difícil agora do que no passado, mas a questão é jogar com as cartas que você tem e aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis.

Veja quais são os 12 erros mais comuns, que te impedem de ficar rico.

Os erros de milhões

1. Não saber como ou não investir

Pode-se argumentar que nunca foi tão difícil investir bem, com tantas notícias a todo momento e a possibilidade de negociar pelo celular 24 horas por dia.

Por outro lado, também nunca foi tão fácil aplicar em um portfólio diversificado de fundos de índice e simplesmente deixar o tempo trabalhar. Os retornos médios do mercado costumam ser muito melhores do que os que a maioria consegue ao tentar comprar e vender ativos individuais.

É quase impossível que um trabalhador comum se torne multimilionário sem aplicar seu dinheiro. Claro, você pode esperar por uma herança ou se casar com alguém rico, mas essas opções não estão disponíveis para todos. Logo, investir será inevitável.

Guardar dinheiro embaixo do colchão pode dar sensação de segurança, mas, na prática, você perde poder de compra com a inflação. Para alcançar e manter liberdade financeira, será fundamental aproveitar os juros compostos através de investimentos.

Aplicações em ações, títulos, fundos e imóveis envolve riscos. Mas os riscos de não investir são ainda maiores: você praticamente garante o que mais teme, ficar sem dinheiro na aposentadoria.

2. Não poupar o suficiente

Não adianta ter o melhor plano de investimentos se você não colocar dinheiro nele. Não é sobre quanto você ganha, mas sobre quanto você mantém.

Não adie a poupança. Não existe dia melhor para começar do que hoje. Mesmo valores pequenos podem crescer muito com o tempo. Começar tarde faz toda a diferença: dos 22 aos 40 anos, o esforço mensal cresce quase seis vezes.

3. Estilo de vida acima da renda

O custo de vida disparou e muitas pessoas tentam financiar seus sonhos. Isso leva a viver no limite do orçamento, cair no endividamento e, no pior caso, nunca acumular patrimônio ou caminhar para a falência.

Coloque-se como prioridade, viva dentro de seus meios e tenha como objetivo a liberdade financeira.

4. Desperdiçar dinheiro com dívidas

Isso anda junto com viver acima da renda. Dívidas de consumo são um dos maiores obstáculos à liberdade financeira.

5. Ignorar o custo das pequenas coisas

Pequenos gastos frequentes parecem inofensivos, mas acumulam um rombo com o tempo. Esse dinheiro, se investido, pode significar a diferença entre ter ou não tranquilidade na aposentadoria.

6. Não priorizar a saúde

Um problema ignorado pode virar algo grave, com altos custos médicos e perda de oportunidades de trabalho. Sem saúde, não adianta ter dinheiro.

Não à toa, 98% dos milionários consideram a saúde seu maior patrimônio pessoal.

7. Não ter um plano de gastos

Muita gente evita a palavra “orçamento”, mas o dinheiro não vai se organizar sozinho. Ter um plano evita surpresas desagradáveis e garante que sobre dinheiro para experiências prazerosas, como viagens e lazer.

8. Pagar impostos desnecessários

Muitos se iludem com restituições grandes, mas isso significa que deram um empréstimo sem juros ao governo. A falta de planejamento fiscal pode custar caro e atrasar sua jornada rumo a um patrimônio alto.

9. Não ter ajuda profissional

Um consultor pode aumentar em até 3% ou 4% ao ano o retorno dos seus investimentos, o que pode se traduzir em milhões a mais ao longo da vida. Contar com um planejador financeiro confiável pode colocar sua vida em ordem e aumentar suas chances de conquistar riqueza além dos seus sonhos.

10. Não alinhar vida profissional com pessoal

Carreiras diferentes têm potenciais de renda diferentes. Se você odeia seu trabalho, isso vai ficar evidente e atrasar sua evolução. Escolher um caminho que equilibre realização pessoal e capacidade de sustentar seu estilo de vida é fundamental.

11. Não alinhar as finanças com o parceiro

Diferenças na forma como cada um lida com dinheiro podem destruir um plano de longo prazo. Se um gasta e o outro poupa, geralmente o gastador vence. E, no final das contas, divórcio é caro.

12. Não ter um propósito na vida

Pessoas com propósito têm mais motivação, e isso se reflete nos resultados. Muitos multimilionários continuam trabalhando mesmo sem precisar, simplesmente porque amam o que fazem. Seguir apenas o salário pode ser tentador, mas qualidade de vida também deve ser levada em conta. Propósito e paixão, muitas vezes, atraem dinheiro como consequência.

O post 12 Erros Que te Impedem de se Tornar um Multimilionário apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Erros #Impedem #Ficar #Rico

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

As dicas de investimentos do site Forbes Brasil oferecem insights atualizados e estratégicos para investidores de todos os perfis. A Forbes explora temas como tendências do mercado financeiro, melhores opções de investimento no Brasil e no exterior, além de práticas para diversificar a carteira com segurança. Com uma abordagem voltada tanto para iniciantes quanto para investidores experientes, as recomendações visam maximizar o retorno e minimizar os riscos, trazendo perspectivas de especialistas e análises detalhadas sobre ações, fundos, imóveis, criptomoedas e outros ativos promissores.

Palavras chaves

12 Erros Que te Impedem de Ficar Rico

Dicas de investimentos
Investimentos Forbes Brasil
Estratégias de investimento
Como investir
Mercado financeiro
Diversificação de carteira
Retorno financeiro
Ações promissoras
Investimentos seguros
Análise de mercado
Rentabilidade
Tendências de investimentos
Investimento para iniciantes
Maximizar retornos
Finanças pessoais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *