“Antes de Escalar, é Preciso Dominar a IA”, Diz CTO do Itaú sobre Investimento na NeoSpace
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Após alguns anúncios relacionados à inteligência artificial generativa nos últimos meses, o banco oficializou a compra de 15% da startup NeoSpace, especializada em GenAI. O investimento foi de aproximadamente R$88 milhões e contempla o plano do banco de ampliar soluções para clientes que incluem a tecnologia. Além disso, foi feito um acordo comercial que envolve o uso dos modelos de base da startup para produtos exclusivos.
De acordo com Ricardo Guerra, CTO do Itaú, o acordo “permitirá criar soluções exclusivas, ainda mais preditivas, contextualizadas e hiperpersonalizadas, impactando diretamente no engajamento e na autonomia financeira de nossos clientes”, disse. Em entrevista para a Forbes Brasil ele detalha a estratégia.
Leia também
Forbes Brasil – Por que a NeoSpace? O que a empresa tinha de especial dentre tantas opções?
Ricardo Guerra – Conhecemos os fundadores da NeoSpace desde quando trabalhamos em conjunto na Zup, empresa de tecnologia que o Itaú adquiriu em 2019. São executivos com os quais já trabalhamos em parceria há muitos anos. Como já tínhamos esse contato próximo, conhecíamos essa nova iniciativa e vínhamos debatendo oportunidades de sinergia desde a fundação da NeoSpace, em novembro de 2023. Desde o início, nos interessamos bastante na ideia deles de construção de modelos fundacionais especializados, que possuem uma abordagem diferente de um modelo mais generalista.
FB – A IA generativa ainda é um desafio quando aplicada para o atendimento direto ao cliente. Quais os planos do Itaú em acelerar esse processo?
Guerra – A indústria financeira, assim como outros setores, vive um momento de transformação muito importante, com grandes oportunidades provenientes da evolução da tecnologia, uso de dados em escala e inteligência artificial. Nessa nova era de experiência que estamos vivendo, existe cada vez mais uma visão de tecnologia que permite que a gente entregue para os clientes produtos e serviços de forma ainda mais hiperpersonalizada. Isso porque a tecnologia vigente possibilita que a gente entenda a necessidade de cada cliente e entregue soluções que de fato resolvam o que ele precisa, ou até o surpreenda com algo que muitas vezes ele nem imaginava que precisava.
FB – Quando vocês começaram a acelerar iniciativas de IA?
Guerra – Desde que a GenAI se tornou mais escalável, em novembro de 2022, começamos a investir muito desde o início em construir a nossa experiência de inteligência artificial para o cliente. Ao entender como dominar a tecnologia propriamente dita, a gente pode começar a se alavancar no uso dessa tecnologia nessa nova era que a gente considera tão transformacional. Ao longo desses mais de dois anos, conseguimos desenvolver muita coisa interessante. Acredito que conseguimos atingir um nível de maturidade e de controle dessa tecnologia que agora nos permite experimentar essas soluções de fato com os clientes. Um bom exemplo é o recente lançamento da Inteligência Itaú, solução conversacional que anunciamos no final de 2024, em que usamos tecnologia de IA generativa para oferecer produtos e serviços para os clientes.
FB – Como será essa combinação entre o desenvolvimento de linguagem? Como será o uso de um modelo de terceiros e o uso de uma IA desenvolvida pelo próprio Itaú?
Guerra – A NeoSpace é mais um componente dentro de nosso leque de soluções de IA e de IA generativa. O Itaú possui uma plataforma muito robusta, que se utiliza de diversos modelos existentes desenvolvidos por diferentes empresas de tecnologia de todo o mundo. Geralmente, testamos esses modelos e avaliamos qual se adequa melhor para cada caso de uso. Nossa expectativa, ao fazer esse investimento, é que possamos alcançar uma qualidade muito boa e que possamos utilizar os novos produtos para uma grande quantidade de soluções, mas acreditamos nesse uso amplo da tecnologia, em que a gente tem acesso aos melhores modelos do mundo e utilizamos dentro das condições que acreditamos que sejam específicas para cada um.
Escolhas do editor
O post “Antes de Escalar, é Preciso Dominar a IA", Diz CTO do Itaú sobre Investimento na NeoSpace apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Antes #Escalar #Preciso #Dominar #Diz #CTO #Itaú #sobre #Investimento #NeoSpace
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
“Antes de Escalar, é Preciso Dominar a IA”, Diz CTO do Itaú sobre Investimento na NeoSpace
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças