Ata do Fed Revela Divisão Interna e Debate sobre Novas Altas de Juros após Pausa em Janeiro
Autoridades do Federal Reserve (Fed) chegaram a um acordo quase unânime para manter a taxa básica de juros inalterada em sua reunião do mês passado. No entanto, o comitê permaneceu dividido sobre os próximos passos.
De acordo com a ata da reunião de 27 e 28 de janeiro divulgada nesta quarta-feira (18), alguns membros levantaram a possibilidade de aumentos nos custos de empréstimo caso a inflação permaneça elevada, enquanto outros divergiram sobre se e quando novos cortes seriam justificados.
A decisão de manter os juros inalterados foi compartilhada por “quase todas” as autoridades do Fed como forma de avaliar a situação da economia após os cortes de 75 pontos-base no ano passado, com apenas “algumas” apoiando um corte.
As autoridades do Fed Christopher Waller e Stephen Miran votaram contra a decisão, devido à preocupação com o possível enfraquecimento do mercado de trabalho.
Mas as opiniões se dividiram entre os outros 17 membros, com a primeira menção direta a possíveis aumentos nos juros caso a inflação permaneça acima da meta de 2% do Fed. Atualmente, está cerca de um ponto percentual acima desse nível.
Embora se espere uma desaceleração da inflação este ano, que deverá abrir caminho para novos cortes nos juros, a ata da reunião indica que “diversos participantes manifestaram apoio a uma visão ambígua das futuras decisões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) sobre a taxa básica, considerando a possibilidade de ajustes para cima na meta da taxa de juros, caso a inflação permaneça acima da meta”.
Outros participantes consideraram que os juros precisariam ser mantidos “por algum tempo”, enquanto aguardavam novos dados econômicos e de inflação. Um subgrupo desse grupo argumentou que cortes podem não ser apropriados até que haja evidências de que a “desinflação esteja de volta aos trilhos”.
Por outro lado, alguns participantes afirmaram que suas projeções para a inflação e a economia incluíam novas reduções nos juros.
A ata da reunião de janeiro apresentou um tom mais duro, com autoridades votando pela manutenção da taxa básica de juros na faixa atual de 3,50% a 3,75%, sinalizando que ela poderá permanecer nesse patamar por algum tempo.
Os investidores esperam que o Fed mantenha sua taxa básica de juros inalterada até a reunião de 16 e 17 de junho, com cortes de 0,25 ponto percentual previstos para essa sessão e para a de setembro.
Sucessão na chefia do Fed
A reunião de junho poderá ser a primeira sob o comando do indicado ao cargo de chair do Fed, Kevin Warsh, caso ele seja confirmado pelo Senado dos EUA a tempo. Warsh assumiria o posto quando o mandato de Jerome Powell terminar, em maio.
A próxima reunião do Fed está agendada para 17 e 18 de março, quando formuladores de política monetária divulgarão projeções econômicas e de juros atualizadas.
Dados divulgados desde a reunião de janeiro pouco contribuíram para resolver o debate dentro do Fed. A discussão segue entre priorizar a redução da inflação, mantendo os custos de empréstimo nos níveis atuais, ou apoiar o crescimento econômico e o emprego com crédito mais barato.
A inflação de preços ao consumidor em janeiro foi mais fraca do que o esperado. Porém, a criação de empregos no mês superou as expectativas e a taxa de desemprego caiu, com a maioria das autoridades afirmando esperar que o crescimento econômico razoavelmente forte continue.
#Ata #Fed #Revela #Divisão #Interna #Debate #sobre #Novas #Altas #Juros #após #Pausa #Janeiro
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Ata do Fed Revela Divisão Interna e Debate sobre Novas Altas de Juros após Pausa em Janeiro
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças
