Ataque com drones do grupo houthi, do Iêmen, atinge aeroporto no sul de Israel e suspende voos
Um drone lançado do Iêmen pelos houthis atingiu neste domingo o Aeroporto Internacional Ramon, perto de Eilat, no sul de Israel, obrigando o fechamento temporário do espaço aéreo e a suspensão de voos. Segundo o exército israelense, outros drones foram lançados e parte deles interceptada.
Uma pessoa ficou levemente ferida por estilhaços no saguão de passageiros. O grupo iemenita, apoiado pelo Irã, celebrou a ação e ameaçou novos ataques a aeroportos e outros alvos.
O ataque ocorre duas semanas após Israel bombardear Sanaa, capital controlada pelos houthis, matando o primeiro-ministro Ahmed al-Rahawi e membros de seu gabinete. Após o episódio, os rebeldes prometeram intensificar ofensivas contra Israel e embarcações no Mar Vermelho.
Nos últimos dias, os houthis têm disparado projéteis diariamente, inclusive com munições de fragmentação, mais difíceis de interceptar.
Inaugurado em 2019, o Aeroporto Ramon fica a 19 km de Eilat e opera voos domésticos e internacionais, mas é menor que o Aeroporto Ben Gurion, o principal do país.
#Ataque #drones #grupo #houthi #Iêmen #atinge #aeroporto #sul #Israel #suspende #voos