BC Mantém Selic em 15% a.a, Mas Surpreende Ao Não Suavizar Tom do Comunicado
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Em linha com o cenário amplamente precificado pelo mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por manter a taxa básica de juros em 15% ao ano. Essa é a terceira reunião em que a Selic permanece nesse patamar. A decisão foi unânime.
No comunicado da decisão, o Copom voltou a citar o ambiente externo ainda incerto — principalmente por conta da política econômica dos Estados Unidos. Segundo o colegiado, “tal cenário exige particular cautela por parte de países emergentes em ambiente marcado por tensão geopolítica”.
Assim como também era esperado, o BC mencionou a melhora nas projeções de inflação, mas que ainda assim elas seguem acima da meta estipulada pela autarquia monetária. Ainda falando do comportamento macroeconômico, o Copom apontou positivamente a moderação do crescimento da atividade econômica, mas, como havia sido alertado por diversos agentes do mercado nos últimos dias, o mercado de trabalho ainda mostra sinais de dinamismo.
O que não correspondeu às expectativas do mercado foi o retorno da sinalização de que o Copom “não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”. Ou seja: juros acima dos 15% ao ano ainda não estão completamente descartados.
“Os riscos para a inflação, tanto de alta quanto de baixa, seguem mais elevados do que o usual. […] O cenário segue sendo marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho. Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”.
Você pode conferir o comunicado completo no site do BC.
Antes da decisão, o consenso do mercado apontava para mais uma manutenção dos níveis atuais de juros no encontro de dezembro. Sem a amenização esperada no tom do comunicado, a projeção deve se manter.
Com o anúncio desta noite, o Brasil segue tendo o segundo maior juros reais do mundo — 9,74%. O primeiro lugar fica com a Turquia e um saldo ex-inflação de 17,80%.
O que pensa o mercado
Segundo os economistas da XP Investimentos, as próximas leituras de inflação e atividade deverão convencer o Copom de que a política monetária restritiva está surtindo efeito, o que poderia levar a um afrouxamento do grau de aperto monetário vigente em 2025.
“A política fiscal expansionista e as incertezas globais podem exercer pressão sobre a demanda doméstica, o déficit em conta corrente e a inflação ao longo de 2026, o que tende a limitar o espaço para o ciclo de corte de juros no próximo ano”. A casa, no entanto, mantém um cenário de seis consecutivos, com o ano terminando com juros de 12% a.a em dezembro de 2026.
Rafaela Vitória, economista-chefe do Banco Inter, também aponta para as poucas novidades no comunicado e ressalta que o BC já absorveu algumas das projeções mais benignas para o IPCA em seu cenário de longo prazo.
“O risco permanece sendo o impacto da expansão fiscal para o próximo ano, principalmente o reaquecimento da demanda doméstica com o aumento da isenção de IR a partir de janeiro, além de novas iniciativas de gastos fiscais devido ao ano eleitoral”, justifica Vitória.
Para Marcelo Bolzan, sócio da The Hill Capital, a alta — e novo recorde — visto na bolsa brasileira nesta quarta-feira (05) já refletiam a expectativa de uma suavização no tom do comunicado. Como ela não veio, a quinta-feira (06) deve ser de ressaca na bolsa.
O post BC Mantém Selic em 15% a.a, Mas Surpreende Ao Não Suavizar Tom do Comunicado apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Mantém #Selic #a.a #Mas #Surpreende #Não #Suavizar #Tom #Comunicado
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
BC Mantém Selic em 15% a.a, Mas Surpreende Ao Não Suavizar Tom do Comunicado
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças
