Brasil Tem Recorde de Renda e Carteira Assinada, Mas Desemprego Sobe a 6,8%
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A taxa de desemprego no Brasil voltou a subir e chegou a 6,8% no trimestre encerrando em fevereiro, em um mercado de trabalho que mostra sinais de desaceleração, embora continue resiliente, com números recordes de carteira assinada e rendimento.
O dado divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou alta em relação à taxa de 6,1% registrada no trimestre imediatamente anterior, até novembro, e é a leitura mais elevada desde os três meses até julho de 2024, quando também foi de 6,8%.
Ainda assim, igualou a marca mais baixa para trimestres encerrados em fevereiro que havia sido registrada em 2014, ficando em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters.
No mesmo período de 2024, a taxa de desemprego estava em 7,8%.
Analistas apontam que o mercado de trabalho brasileiro deve acompanhar o enfraquecimento esperado da economia este ano e apresentar uma desaceleração gradual, ainda que permaneça em níveis baixos para seu padrão histórico.
A baixa taxa de desemprego vem ajudando a sustentar a renda e a atividade econômica, mas por outro lado dificulta o controle da inflação, destacadamente a de serviços, uma preocupação do Banco Central.
Nos três meses até fevereiro, o rendimento dos trabalhadores chegou ao recorde da série do IBGE iniciada em 2012, a R$3.378, o que representa alta de 1,3% no trimestre e de 3,6% no ano.
“A alta do rendimento no trimestre está relacionada à redução do contingente de trabalhadores informais em certos seguimentos das atividades econômicas, crescendo, portanto, a proporção de ocupações formais com maiores rendimentos”, explicou Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa.
Neste mês, o BC seguiu o ritmo já previsto de aperto nos juros e elevou a Selic em 1 ponto percentual, a 14,25% ao ano, e indicou um ajuste de menor magnitude para a reunião de maio.
Na véspera, a autoridade monetária piorou sua projeção de crescimento econômico do Brasil em 2025 de 2,1% a 1,9%, prevendo ainda uma continuidade da inflação acima do teto da meta ao longo deste ano.
Carteira assinada
Nos três meses até fevereiro, o número de desempregados aumentou 10,4% sobre o trimestre imediatamente anterior, alcançando 7,472 milhões, mas ainda marca uma queda de 12,5% sobre o mesmo período do ano passado.
“A transição entre fim de um ano e começo do outro é marcada por perda de vagas e ocupados e expansão da procura por trabalho”, disse Beringuy.
Já o total de ocupados caiu 1,2% na comparação trimestral e aumentou 2,4% na anual, atingindo 102,662 milhões de trabalhadores.
Os trabalhadores com carteira assinada no setor privado subiram 1,1% no trimestre encerrado fevereiro sobre os três meses imediatamente anteriores e chegaram ao recorde de 39,560 milhões, movimento que segundo o IBGE está relacionado à manutenção das contratações no comércio. Os trabalhadores sem carteira no setor privado recuaram 6%, a 13,542 milhões.
O post Brasil Tem Recorde de Renda e Carteira Assinada, Mas Desemprego Sobe a 6,8% apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Brasil #Tem #Recorde #Renda #Carteira #Assinada #Mas #Desemprego #Sobe
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Brasil Tem Recorde de Renda e Carteira Assinada, Mas Desemprego Sobe a 6,8%
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças