CAPEMISA apresenta Relatório de Sustentabilidade e consolida avanços em ASG – CQCS
Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e nas diretrizes do setor segurador, a CAPEMISA lançou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, reunindo dados que consolidam seus resultados nas dimensões Ambiental, Social e de Governança (ASG) ao longo de 2024. O documento também evidencia os impactos da transformação digital da companhia, alinhada a práticas de baixo carbono e uso consciente dos recursos naturais, com ganhos expressivos em eficiência operacional.
Entre os principais destaques, está o projeto “Tecnologia da Informação Verde”, que gerou uma redução de 36 toneladas de gás carbônico, além da economia de 382 mil litros de água e 15,5 toneladas de madeira, o equivalente à preservação de 102 árvores. A empresa também conquistou uma redução de 2,5 toneladas em resíduos sólidos, com a substituição de 525 mil páginas de papel.
“O relatório vai além da prestação de contas para a Seguradora e a Capitalização. Reflete o avanço da CAPEMISA na jornada ASG, integrando governança, compliance e responsabilidade socioambiental em sua estratégia corporativa. É a materialização do nosso propósito de cuidar da vida das pessoas, com propósito, proximidade e inovação. Cada indicador traz escolhas conscientes, voltadas para a inclusão, o desenvolvimento humano e a proteção. Sustentabilidade não é uma tendência. É uma necessidade urgente”, declara Jorge Andrade, Presidente da organização.
Através desses resultados, a seguradora reforça sua adesão à Agenda 2030 e aos ODS da ONU, com destaque para o ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura). Também se guiou pelas diretrizes do mercado segurador, inclusive criando um comitê ASG, ainda durante a pandemia, para discutir e implementar mudanças.
Pessoas no centro de todos os processos
Procurando seguir com o pilar social de sua agenda ASG , a empresa investiu R$ 34,2 milhões em iniciativas desse segmento no ano de 2024, reafirmando seu compromisso com comunidades em situação de vulnerabilidade. Entre os projetos apoiados estão o Um Grão, que oferece oficinas de artesanato, cultura, esporte e lazer.
Promovendo a inclusão por meio da arte, cultura e esporte, a companhia inaugurou o Centro Cultural CAPEMISA Social, no Centro do Rio de Janeiro, e também apoiou a Escolinha Municipal Luverdense, que beneficia cerca de 800 crianças com atividades esportivas em Lucas do Rio Verde (MT). Outro destaque é o Projeto Sem Barreiras, no Rio de Janeiro, voltado à inclusão de jovens por meio do atletismo, judô e vôlei. Esses investimentos remetem a origem da CAPEMISA, já que a empresa foi fundada com a missão de apoiar o Lar Fabiano de Cristo, obra que já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas em 45 unidades no Brasil.
Olhar para a equidade nas relações
O Relatório de Sustentabilidade também reforça a identidade institucional da empresa, fundamentada em uma cultura humanizada intitulada “Jeito de C CAPEMISA”, tendo como base a valorização de três C’s: Colaboradores, Corretores e Clientes.
No âmbito da inclusão, a seguradora aderiu ao Pacto pela Promoção da Equidade Racial e tornou-se signatária da ONU Mulheres. Atualmente, 55% do quadro funcional é composto por figuras femininas, das quais 45% ocupam cargos de liderança. Além disso, 66% dos líderes na linha sucessória para a Diretoria também são mulheres.
Em relação à diversidade racial, 80% dos jovens aprendizes são mulheres negras e 42% do quadro total se autodeclaram preto ou pardo. Já entre os líderes, esse percentual é de 34%.
A valorização do capital humano também se reflete na formação acadêmica: 96% dos colaboradores possuem ou estão cursando graduação ou pós-graduação, incentivados pelo programa Graduação Online. A Capemisa ainda comemora a presença da organização no ranking do Great Place to Work (GPTW), há seis anos consecutivos.
O cuidado com os Clientes e Parceiros
Outros destaques do levantamento mostram a excelência no atendimento aos Clientes e o compromisso com o desenvolvimento dos parceiros. De acordo com o documento, a CAPEMISA mantém um tempo médio de pagamento de indenizações de até 48 horas, além de oferecer consultoria a segurados e beneficiários.
A satisfação dos clientes se reflete na nota média de 9,7 atribuída ao atendimento da companhia e a relação da CAPEMISA com os Corretores é igualmente sólida. São mais de 3 mil profissionais parceiros no país, com suporte contínuo à formação de carteiras de Seguros de Pessoas e fortalecimento da rede de distribuição.
Na área de Capitalização, 80% dos prêmios foram pagos em até dois dias, demonstrando agilidade e compromisso com os clientes. Em 2024, a seguradora ultrapassou a marca de R$ 149 milhões em benefícios pagos, protegendo mais de 17 milhões de pessoas em suas 29 filiais distribuídas pelo país. No mesmo período, foram emitidos R$ 3,9 bilhões em títulos e distribuídos mais de R$ 418 milhões em prêmios de sorteios. Somam-se a isso os R$ 586 milhões destinados a resgates, reforçando o papel da Capitalização como ferramenta de inclusão financeira, geração de valor e realização de propósitos.
Geração de valores
O relatório foi estruturado segundo a Circular SUSEP no 666/2022 e a Prática Recomendada ABNT PR 2030. O documento marca um novo ciclo institucional, em que a estratégia de negócios passa a ser conduzida com ainda mais ênfase na geração de valor humano, social e econômico de forma integrada. Em 2022, foi criado Comitê de Sustentabilidade e de uma nova Diretoria de Governança Corporativa, justamente, para consolidar todas estas ações, garantindo seu fortalecimento e continuidade, disponibilizado em www.capemisa.com.br.
The post CAPEMISA apresenta Relatório de Sustentabilidade e consolida avanços em ASG first appeared on CQCS.
#CAPEMISA #apresenta #Relatório #Sustentabilidade #consolida #avanços #ASG #CQCS
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site CQCS
O Portal CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros) é uma plataforma brasileira dedicada a informar e capacitar profissionais de seguros. Voltado principalmente para corretores, o site oferece notícias, análises de mercado, atualizações sobre regulamentações e novidades do setor. Além disso, o CQCS promove eventos e debates, conectando profissionais e especialistas da área para fomentar a troca de conhecimentos e fortalecer o mercado de seguros no Brasil.
Palavras chaves
CAPEMISA apresenta Relatório de Sustentabilidade e consolida avanços em ASG – CQCS