×
Noticias G1

Caso suspeito de intoxicação por metanol é descartado no RN


O avanço dos casos de intoxicação por metanol em outras regiões do país
O Rio Grande do Norte descartou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. O caso foi registrado em Natal.
Um homem chegou a ficar internado em um hospital de Natal com dificuldades de enxergar. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi até o local, coletou amostras de sangue, fez a análise e descartou a intoxicação.
O exame é realizdo em um equipamento chamado cromatógrafo gasoso, que consegue detectar o metanol em pequenas doses.
📳 Clique aqui para seguir o canal do g1 RN no WhatsApp
Intoxicação normalmente é associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Reprodução/ TV Globo
A suspeita foi registrada oficialmente pela Vigilância Sanitária do estado. A pessoa foi liberada do hospital de acordo com a Secretaria de Saúde de Natal.
Mais de 100 casos suspeitos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas são investigados no Brasil.
LEIA MAIS
Brasil tem 59 notificações de intoxicação por metanol, e Ministério da Saúde amplia estoque de etanol farmacêutico
Metanol: fígado vira ‘vilão’ e transforma bebida adulterada em veneno silencioso; entenda
Os casos acenderam o alerta em todo o país. O Procon Natal anunciou que vai notificar distribuidoras de bebidas da capital potiguar e monitorar os produtos vendidos. Também serão intensificadas as fiscalizações em bares e restaurantes nos próximos dias.
“Desde que houve a publicidade da adulteração das bebidas com metanol, o Procon Natal encontra-se nas ruas, fiscalizando, fazendo uma ação educativa, prestando informações aos donos de bares, hotéis, estabelecimentos, à população, como é que se deve proceder em caso de algum tipo de indício de adulteração nessas bebidas alcoólicas. Nós estamos analisando as bebidas que estão já com aquele lacre aberto, que é de costume deixar nos bares, o prazo de validade, o rótulo, se a caixa está lacrada. Nós estamos fazendo essa fiscalização e vamos continuar fazendo de forma perene no sentido de informar a população. E caso haja algum indício de ilegalidade ou de adulteração, esse produto será retirado das prateleiras e o estabelecimento autuado”, conta Dina Perez, diretora do Procon Natal.
Secretaria de Saúde do RN emite orientações para casos suspeitos de intoxicação por metanol
Sintomas
O metanol é um solvente altamente tóxico, com ingestão frequentemente associada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
Os principais sinais e sintomas são dor abdominal, visão adulterada, confusão mental e náusea que podem aparecer entre 12h e 24h após a ingestão da substância.
O que fazer
Diante desses sintomas, o paciente deve procurar o atendimento médico no serviço de emergência mais próximo a sua casa e o profissional de saúde deve ligar para o CIATox da sua região para que o serviço de saúde faça a notificação e a investigação do caso.
Amostras de exames de sangue deverão ser encaminhadas para análise no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
Diante do aumento de casos de intoxicação, com foco em São Paulo, a situação foi classificada pelo Ministério da Saúde como Evento de Saúde Pública, demandando maior sensibilidade dos serviços de saúde e vigilância.
O ministério também instalou nessa quarta-feira (1º) uma Sala de Situação para monitorar os casos.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
O exame é realizdequipamento chamado cromatógrafo gasoso. Equipamento de alta precisão que consegue detectar o metanol em pequenas doses

Fonte

#Caso #suspeito #intoxicação #por #metanol #descartado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *