Comportamento do motorista pode invalidar seguro, diz especialista sobre caso do cantor Natanzinho Lima – CQCS
O ônibus do cantor Natanzinho Lima foi flagrado realizando uma ultrapassagem irregular na BR-251, invadindo a pista contrária e obrigando outros motoristas a desviarem para o acostamento. Diante deste caso, gravado em vídeos, o CQCS conversou com um especialista no assunto para entender mais sobre gerenciamento de riscos e como as seguradoras podem agir em situações como essa.
Frederico Almeida, co-fundador da BMEX Group, afirma que, em casos como esse, de ultrapassagem perigosa, a seguradora pode negar a cobertura se ficar comprovado o agravamento intencional do risco. “Manobras perigosas, como ultrapassagens em alta velocidade, se comprovadas, podem caracterizar culpa grave ou até dolo. E isso pode excluir a cobertura, especialmente em acidentes com vítimas”, disse ele.
A manobra não resultou em um acidente. Até o momento, não se sabe o local exato onde a situação ocorreu e nem se havia passageiros. Apesar disso, Almeida explica que o registro em gravação e testemunhas que estavam passando são elementos que ajudam na regulação do sinistro. Segundo ele, o processo de sindicância – nome dado à investigação feita pela seguradora – nesse caso, já começa com bastante material. “A seguradora pode usar o vídeo como prova técnica para entender se houve imprudência grave. A responsabilidade é apurada com base nisso e em laudos periciais”, pontua.
Além disso, o especialista e co-fundador da BMEX Group destaca que gerenciamento de riscos não é só contratar um seguro. “A empresa responsável pelo transporte precisa investir em treinamentos, equipamentos de controle de velocidade, monitoramento, hoje existem diversas formas de coibir com efetividade esse comportamento por parte dos motoristas”, ressalta. Isso porque, de acordo com Frederico, não adianta ter o seguro – se é que tem – e, na hora da indenização, descobrir que não haverá cobertura por conta da conduta do profissional.
The post Comportamento do motorista pode invalidar seguro, diz especialista sobre caso do cantor Natanzinho Lima first appeared on CQCS.
#Comportamento #motorista #pode #invalidar #seguro #diz #especialista #sobre #caso #cantor #Natanzinho #Lima #CQCS
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site CQCS
O Portal CQCS (Centro de Qualificação do Corretor de Seguros) é uma plataforma brasileira dedicada a informar e capacitar profissionais de seguros. Voltado principalmente para corretores, o site oferece notícias, análises de mercado, atualizações sobre regulamentações e novidades do setor. Além disso, o CQCS promove eventos e debates, conectando profissionais e especialistas da área para fomentar a troca de conhecimentos e fortalecer o mercado de seguros no Brasil.
Palavras chaves