×
Dicas de Finanças Forbes

Conheça a Dupla Que Quer Revolucionar o Mercado de Wealth Management para Mulheres

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

A economia global está em um momento de transformação. Não estamos falando apenas dos choques causados por Donald Trump e sua Guerra Comercial, mas também dos “donos” das grandes fortunas.

Cada ano que passa, a lista de bilionários da Forbes conta com mais bilionárias, e isso deve continuar nos próximos anos. Um estudo do time global de wealth do Citi mostra que o volume de riqueza concentrado nas mãos de mulheres nunca foi tão alto, e a expectativa é que, até o fim da década, pelo menos metade de todos esses recursos estejam sob controle feminino.

O mercado financeiro, no entanto, segue sendo um lugar intimidador para a maior parte das mulheres detentoras de grandes fortunas. As equipes são, em sua maioria, formadas por homens. Os grandes e opulentos prédios espelhados, onde ficam os principais private banks ou family offices, estão longe de ser ambientes acolhedores ou dispostos a tornar a gestão de patrimônio uma jornada personalizada e colaborativa.

Mas e se o universo financeiro fosse repensado por mulheres e para mulheres? Foi isso que Mariella Gontijo, sócia fundadora e CEO da Vos Investimentos e Ava Invest, e Marta Zaidan, sócia e CIO das duas companhias, tentam fazer desde 2023, após mais de duas décadas percorrendo os corredores da Faria Lima e gerindo grandes fortunas.

Elas conhecem bem as engrenagens do mercado financeiro e as inúmeras formas como o sistema atual falha com as mulheres — seja como clientes ou do outro lado do balcão, como gestoras de fortunas em grandes bancos e family offices.

A ideia de repensar a forma como um wealth management funciona partiu de Gontijo. “Repetidamente via que as mulheres deixavam o dinheiro para outros homens ou não se sentiam confortáveis para administrá-lo. Percebi que o mercado não estava conversando com elas”, aponta a executiva.

A Vos Investimentos foi a primeira empresa do grupo a nascer, em 2023, voltada para mulheres com patrimônio de mais de RS$ 10 milhões e com serviços de aconselhamento patrimonial, consultoria financeira, governança familiar e sucessão patrimonial. Mais recentemente, em 2025, surgiu a Ava Invest, voltado para aquelas que estão na fase de consolidar os seus patrimônios e que contam com pelo menos R$ 1 milhão — uma forma de tentar garantir que mais mulheres possuem um patrimônio robusto para transmitir para as futuras gerações.

Marta e Mariella sentaram para conversar com a Forbes Brasil bem próximo dos ambientes espelhados, no coração financeiro de São Paulo, mas em uma sede muito diferente: um pequeno sobrado aconchegante, pensado para quebrar as barreiras entre clientes e especialistas.

O manifesto da Ava Invest sintetiza o espírito da abordagem do Grupo Vos na gestão de patrimônio: “Juntas, deixamos para trás os estereótipos do mercado financeiro, igualamos possibilidades, somamos forças e chegamos lá. Nossa missão é criar um ambiente seguro e acolhedor onde mulheres possam tomar decisões financeiras com confiança e autonomia.”

Moldando o Grupo Vos

Como funcionárias de grandes instituições do mercado financeiro, Mariella e Marta viram suas características consideradas “femininas” serem menosprezadas por lideranças e colegas de trabalho. Por mais que as metas e objetivos fossem atingidos, era comum que chefes apontassem que, para liderar corretamente, era preciso ser mais “macho”. Enquanto características como empatia e cuidado eram menosprezadas no ambiente de trabalho, eram valorizadas pelos clientes.

“Eu conversava com diversos deles e escutava: ‘Olha, eu quero alguém que cuide de mim de verdade. Não quero um vendedor de produtos, e sim alguém que se preocupa comigo’”, relembra Mariella. “Ao invés de tentar mudar os grandes bancos, decidi criar algo do zero.” A executiva então se organizou financeiramente para a empreitada e desenhou o que viria a ser a Vos.

Para Marta, responsável pela área de investimentos do grupo e com um background de trabalho 100% voltado para family offices, as dificuldades inerentes ao ser mulher no mundo financeiro se somaram à frustração de não conseguir fazer com que o investimento com propósito ou impacto fosse visto como prioridade dentro da organização, por mais que recebesse o apoio dos clientes.

“Eu acredito que dá para mudar o mundo através dos investimentos. Estamos gerindo grandes patrimônios, isso é uma responsabilidade. Precisamos dar educação financeira para quem vai receber esse dinheiro, mas ao mesmo tempo usar a influência que esses recursos dão para mudar os negócios”, aponta.

Ao vender sua participação na empresa, Marta estava decidida a não voltar ao mercado financeiro. Gontijo, que buscava alguém para comandar a área de investimentos, a fez mudar de ideia ao compartilhar seu objetivo de mudar a vida de mulheres através da gestão de patrimônio.

Empatia e comunicação

Para as duas sócias, o segredo do sucesso está na reversão do que ocorre em um wealth management comum. Ao invés de apenas delegar a gestão e os poderes de decisão a terceiros, o Grupo Vos quer que os clientes entendam seu patrimônio nos mínimos detalhes e se sintam confiantes para lidar com o dinheiro. A base de tudo, no fim, está na educação financeira.

Segundo Mariella, é comum reuniões longas que reúnem diversas gerações de uma mesma família — um conhecimento que começa a passar de mãe para filha, perpetuando o patrimônio de forma saudável em um ambiente acolhedor e que não constranja aquelas que, no passado, já se sentiram oprimidas em ambientes bancários.

“Elas encontraram um lugar onde podem aprender. A ideia de estarmos em uma casa é justamente essa: não queremos que a pessoa chegue aqui e sinta aquela opressão do mercado financeiro. A ideia é que ela chegue e se sinta em casa. Que passe pela porta e relaxe”, explica a CEO.

É por meio da empatia e acolhimento, características apontadas como “fraquezas femininas”, que Marta e Mariella buscam dar às mulheres a liberdade de administrar seu próprio patrimônio — até mesmo àquelas que se julgavam incapazes de fazê-lo.

A comunicação também é pensada para aproximar especialistas e clientes — uma tarefa à qual a equipe de quase 20 pessoas se dedica de forma prioritária. Por meio de diversas pesquisas, consultas e sugestões das mulheres atendidas, a Vos chegou a um modelo de relatórios de investimentos, extratos e documentos acessíveis a todos.

“Temos algumas clientes, já mais velhas, que nunca entenderam e sempre deixaram o dinheiro na mão de outros. No dia que mostramos os extratos, relatórios e documentos de uma forma que ela entendesse, ela mudou. Uma delas disse: ‘Muito obrigada, hoje eu me sinto no controle’”, conta.

Apesar de ter nascido do desejo de dar maior autonomia às mulheres, a abordagem da companhia e o boca a boca têm atraído homens que buscam a personalização da experiência. Hoje, a divisão entre os dois gêneros é de quase 50% cada.

“É preciso entender que esse é um mercado de relação. Entregar retorno é importante, fazer as coisas com competência é extremamente relevante. Mas ter resultados e competência sem clientes não adianta. Para mantê-los por um longo prazo, você precisa de relação. E relação é tempo, atenção e entender que você criou aquele modelo especialmente para ele”, explica Marta Zaidan, CIO das duas companhias.

Investindo com propósito

A pesquisa do Citi e tantas outras que tentam traçar um perfil das mulheres milionárias e seus investimentos apontam que há diferenças em relação à abordagem dos homens no mundo dos investimentos.

Para elas, bater o mercado no curto prazo não é o objetivo principal. A maior preocupação está no longo prazo, no impacto dos investimentos feitos e nos planejamentos futuros. Na média, recursos geridos por mulheres costumam ter retornos maiores em uma janela de tempo mais longa.

Com a visão de que o dinheiro é capaz de provocar mudanças de longo prazo no mundo, a Vos também se propõe a levar uma visão mais ampla do que pode ser feito com o “poder do dinheiro” — sempre respeitando os perfis de cada investidor e as necessidades de cada família ou indivíduo. A ideia é “provocar” os clientes a serem agentes de mudança.

Segundo Zaidan, as gerações mais jovens estão mais conectadas a investimentos de impacto, e as mulheres tendem a olhar para o futuro de uma forma diferente. Dentre os segmentos explorados pela casa como opções estão aportes em empresas criadas por mulheres — que recebem uma fatia menor de funding por meios tradicionais — e projetos geradores de renda para mulheres.

De olho na tendência de que mulheres alcançarão 50% do patrimônio global, Mariella e Marta esperam que essa fatia da população esteja preparada para entender o poder da mudança que vem junto com a herança. “Sempre reforçamos: o dinheiro estará em nossas mãos, mas precisamos estar preparados. Por isso, quando uma mulher chega até nós, estabelecemos um acordo: vamos gerenciar os investimentos, mas ela deve estar disposta a aprender. Não apenas a cuidar do próprio dinheiro, mas também a pensar em como transmitir esse conhecimento aos filhos”, pontua a CEO do Grupo Vos.

Se a Vos cuida das famílias já consolidadas, a Ava Invest busca garantir que mais mulheres consigam transmitir esse legado financeiro e de conhecimento para frente. Além das soluções tradicionais de planejamento, a casa também busca prepará-las para momentos que vão além da construção de patrimônio, como a maternidade ou um divórcio.

Agora, elas sonham em levar o modelo para todo o Brasil, impulsionando finanças femininas por onde passem. “Nosso objetivo vai além de apenas cuidar do dinheiro das mulheres. Queremos gerar empregos também. Temos uma base sólida para preparar boas banqueiras para o futuro”, concluem.

O post Conheça a Dupla Que Quer Revolucionar o Mercado de Wealth Management para Mulheres apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Conheça #Dupla #Quer #Revolucionar #Mercado #Wealth #Management #para #Mulheres

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Conheça a Dupla Que Quer Revolucionar o Mercado de Wealth Management para Mulheres


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *