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Das Prateleiras À Bolsa, Cisões e Spinoffs Sacodem o Mercado Alimentício

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Cisões e spinoffs recentes na indústria de alimentos e bebidas lembram algumas separações notáveis do passado. Com as condições atuais do mercado, essa situação “de volta para o futuro” pode ser uma nova tendência. A Dean Foods separou sua divisão de alimentos especiais, criando a TreeHouse Foods em 2005, para focar mais nos produtos de marca própria.

Em 2012, a Kraft Foods Inc. se dividiu em duas companhias independentes. A Mondelez International passou a se concentrar em lanches globais, enquanto a Kraft Foods Group assumiu o negócio de mercearia na América do Norte (posteriormente fundido com a Heinz).

Também em 2012, a Ralcorp desmembrou sua unidade de cereais Post, criando a Post Holdings, permitindo que ambas as empresas seguissem estratégias mais centradas. Em 2016, a Conagra Foods separou sua divisão de batatas congeladas, a Lamb Weston, transformando-a em uma companhia pública independente, permitindo que ambas se concentrassem em seus respectivos mercados. Agora, a Kraft Heinz pode estar repetindo o movimento.

O Food Institute foi direto com a manchete: “Depois de Tentar de Tudo, Kraft Heinz Estuda Cisão”. A Kraft Heinz pode estar tentando seguir os passos da Kellogg. A empresa se dividiu em duas outras em 2023, incluindo o negócio de cereais de crescimento mais lento e a Kellanova. A Mars fechou um acordo para comprar a Kellanova e a unidade de cereais (renomeada para W.W. Kellogg), e neste momento  está sendo vendida para a italiana Ferrero, segundo o Food Institute. Agora, a Kraft Heinz pode estar aplicando uma abordagem nova (ou antiga?) aos negócios no setor de alimentos e bebidas.

Por Que as Empresas Fazem Isso?

Com sedes em Pittsburgh e Chicago, a Kraft Heinz declarou recentemente que está avaliando “transações estratégicas” com o objetivo de “gerar valor para os acionistas”. O que isso significa? A Kraft Heinz já comercializa algumas das marcas mais conhecidas dos EUA e outras em todo o mundo, como Oscar Mayer, Ore-Ida, Kraft Mac & Cheese, Velveeta, Kool-Aid, Jell-O, Maxwell House, Capri Sun e muitas outras. Parece que agora pode estar vendendo – ou pelo menos separando – uma ou mais marcas, e não apenas produtos com o seu nome.

Parece que muita coisa está acontecendo na Kraft Heinz atualmente. O CEO da Kraft Heinz, Carlos Abrams Rivera, afirmou que o “objetivo sempre foi produzir alimentos de alta qualidade e sabor para todos, mantendo os consumidores no centro de tudo o que fazemos, o que nos permite impulsionar crescimento lucrativo de longo prazo e criação de valor”. Mas parece haver outro objetivo também: cuidar dos acionistas e aumentar o preço das ações, que caíram recentemente antes de subir.

Nesta semana, as ações da Kraft Heinz estavam um pouco acima de US$ 28, subindo em relação à mínima de 52 semanas de pouco mais de US$ 25 e abaixo da máxima de 52 semanas de pouco mais de US$ 36, mas em trajetória de alta desde aproximadamente 30 de junho.

“A empresa está considerando uma divisão que poderia separar uma grande parte do seu segmento de mercearia, deixando para trás as unidades de molhos que crescem mais rapidamente”, segundo a Bloomberg, que acrescentou que os planos “ainda estão sendo finalizados”, mas “podem ser anunciados nas próximas semanas”.

Esse anúncio aconteceu quase uma década depois do dia em que as duas empresas, Kraft Foods Group e H.J. Heinz Holding Co., se fundiram, gerando um comunicado à imprensa que dizia: “A Combinação Cria um Portfólio Incomparável de Marcas Poderosas e Icônicas”.

“A natureza complementar dos dois portfólios de marcas apresenta uma oportunidade substancial para sinergias, o que resultará em maiores investimentos em marketing e inovação”, afirmaram as empresas no comunicado de 2 de julho de 2015.

Cisões e Céticos

A MarketWatch declarou recentemente que possíveis cisões são motivo para “ceticismo em relação ao entusiasmo de Wall Street por fusões e aquisições”. E a Kraft Heinz já está se enxugando com vendas menores. Em 10 de julho, a empresa informou que fechou um acordo para vender seu negócio de alimentos infantis e especiais na Itália para a NewPrinces. Sujeito à aprovação regulatória, o acordo deve ser concluído até o final deste ano. A NewPrinces está comprando as marcas de alimentos infantis Plasmon, Nipiol e Dieterba, além das marcas de alimentos especiais Aproten e Biaglut, na Itália.

O Food Institute observou que a Kraft Heinz já iniciou um “enxugamento de portfólio” em 2021, vendendo sua divisão de queijos naturais para o grupo francês Lactalis e sua unidade de nozes para a Hormel. “Esforços adicionais para reduzir a estrutura, incluindo uma tentativa relatada de vender a Oscar Mayer no ano passado, não se concretizaram”, segundo o Food Institute.

Willem Brandt, presidente da Kraft Heinz para Europa e Mercados Desenvolvidos do Pacífico, afirmou que a venda recente na Itália irá “impulsionar investimentos e crescimento em nossas áreas principais e aumentar o foco em nossas plataformas Accelerate”.

“É um ótimo exemplo de como estamos gerenciando intencional e proativamente nosso portfólio para acelerar o crescimento orgânico e gerar valor sustentável de longo prazo”, disse Brandt.

Ele acrescentou que é uma “estratégia para impulsionar crescimento lucrativo” por meio das plataformas Accelerate da empresa, incluindo o ketchup Heinz e produtos como maionese, molhos de mesa, produtos culinários e molhos para massas.

Além das marcas, a empresa também está vendendo sua fábrica em Latina, na Itália, que emprega cerca de 300 pessoas e fabrica aproximadamente 1,8 bilhão de biscoitos por ano para a marca italiana Plasmon.

O Food Institute também reiterou que a Kraft Heinz provavelmente irá concentrar esforços em marcas mais fortes, como condimentos, cream cheese Philadelphia e Ore-Ida.

“Claramente, a Kraft poderia seguir o modelo da Kellogg e separar as marcas mais fracas (e uma boa quantidade de dívidas) em uma entidade separada”, escreveu o Food Institute. “É possível que uma cisão da Kraft seja tão bem-sucedida quanto a da Kellogg, embora esse seja um padrão elevado.”

Uma Kraft Heinz sem Oscar Mayer, Maxwell House e Velveeta “poderia atrair mais interesse de investidores e uma avaliação mais alta”, segundo o Food Institute.

Um Novo Começo, Spinoffs

A empresa está se desfazendo de mais do que apenas marcas, à medida que foca no preço das ações, e não apenas nas vendas. A Kraft Heinz declarou recentemente que a Berkshire Hathaway anunciou que não ocupará mais assentos no conselho da empresa.

Quanto à escala, frequência e até existência de cisões ou vendas, a Kraft Heinz não está estabelecendo prazos nem anunciando um calendário.

“A empresa informa que não há garantia de que o processo de avaliação resultará em qualquer transação, nem qualquer garantia quanto ao seu desfecho ou cronograma”, disse a companhia há algumas semanas.

A Kraft Heinz afirmou que “não pretende fazer mais anúncios sobre o processo, a menos e até que determine que mais divulgação seja apropriada ou necessária”. Da próxima vez que você estiver em um supermercado, lembre-se de que, enquanto observa os produtos da Kraft Heinz, eles podem estar prestes a ganhar um novo lar.

Empresas alimentícias tradicionais estão colocando foco em produtos principais lucrativos, aumentando o valor para os acionistas e reduzindo dívidas, resultando em fusões reversas, uma tendência antiga que volta a ser nova.

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