×
Dicas de Finanças Forbes

Depois da Sabesp, Cemig Pode Ser a Próxima na Fila de Privatização

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A Companhia Energética De Minas Gerais (Cemig) comunicou ao mercado nesta quinta-feira (14) que foi notificada pelo governo de Minas Gerais sobre a sua intenção de privatização por meio de um projeto de lei. O comunicado chegou à companhia por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, após o governo estadual protocolar na Assembleia Legislativa do estado um PLque contempla medidas para desestatizar a Cemig.

Atualmente, o Executivo mineiro é o acionista controlador da Cemig.

Leia também

REUTERS/Amanda Perobelli

REUTERS/Amanda Perobelli

Cemig comunica mercado sobre projeto de privatização. Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A empresa tem capital aberto, com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri. O comunicado sobre a privatização é assinado pelo vice-presidente de finanças e de relações com investidores, Leonardo George de Magalhães.

O movimento de privatização vai na esteira de duas operações bem-sucedidas nos últimos anos: a da Eletrobras e da Sabesp.

A intenção de privatizar a Cemig vem sendo ventilada desde o primeiro governo de Zema, mas enfrenta forte resistência na Assembleia Legislativa mineira.

O projeto apresentado ao legislativo visa que o governo estadual ceda parte de seu poder acionário, porém continue como acionista referência e com poder de veto. No mesmo modelo usado, por exemplo, na privatização da mineradora Vale. Em conversa com jornalistas, o vice-governador, Professor Mateus (Novo), explicou que o plano é transformar a empresa em uma corporation para que ela ganhe velocidade de crescimento.

Mateus reafirmou os planos do governo mineiro de federalizar a Cemig. O executivo estadual quer que a federalização da companhia sirva para abater valores da dívida do estado com a União.

Copasa também será privatizada

Por fim, o vice-governador também apresentou um projeto para a desestatização da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Porém, neste caso o governo passaria a operação totalmente para uma empresa privada. O comprador deverá assumir compromissos de investimento para estar dentro das exigências do Marco Legal do Saneamento.

Escolhas do editor

 

O post Depois da Sabesp, Cemig Pode Ser a Próxima na Fila de Privatização apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Depois #Sabesp #Cemig #Pode #Ser #Próxima #Fila #Privatização

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Depois da Sabesp, Cemig Pode Ser a Próxima na Fila de Privatização


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *