Donos de iPhone Correm Quatro Vezes Mais Risco de Roubo; Saiba por Quê
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Se você tem um iPhone, a probabilidade de ele ser roubado é quatro vezes maior do que a de um Android. A polícia afirma que “até três quartos dos celulares roubados são levados para o exterior, sendo que 28% acabam na China ou em Hong Kong”. Em outras palavras, se o seu aparelho for roubado, você não o recuperará.
Esse é o alerta da Polícia Metropolitana de Londres. A capital britânica é a mais afetada na Europa em relação a roubos de celulares. É uma epidemia que está mudando comportamentos. Não é exagero dizer que não é mais seguro usar o celular em público em algumas partes da cidade.
O mesmo acontece em muitas grandes cidades dos EUA e na maioria das capitais europeias. Milhões de aparelhos são roubados todos os anos e não recuperados. Isso significa que milhões de usuários precisam comprar novos celulares. Mas a Apple pode muito bem ter a solução, uma que já esteja escondida no seu iPhone.
No Reino Unido, a Polícia Metropolitana afirma: “A Apple já tem acesso ao NMPR (Registro Nacional de Celulares Roubados) e o utiliza diariamente para verificar o status de rede dos dispositivos comercializados, mas não verifica se foram roubados nem toma nenhuma providência.”
A Apple afirma estar intensificando a proteção contra roubo de dispositivos e restringindo o acesso a configurações sensíveis por meio de restrições geográficas, mas os celulares continuam sendo roubados e comercializados. Há relatos de que a Apple estaria até mesmo “considerando bloquear o uso do número IMEI de um celular (roubado) – um identificador único de 15 dígitos que permite conectar o aparelho a uma rede móvel estrangeira”. Mas a Apple já tem uma solução melhor no seu telefone: um botão de desativação . Quando aparelhos são roubados de lojas da Apple, esse recurso aparece nas redes sociais e na mídia local. Os telefones bloqueiam e emitem um alarme, exibindo uma mensagem na tela: “Este dispositivo foi desativado e está sendo rastreado. As autoridades locais serão notificadas.”
Se existe uma solução para o roubo de celulares, é esta. Um botão no Apple Watch do usuário ou um login rápido no iCloud poderiam ativar esse recurso. Poderia até haver uma opção que reconhecesse quando um celular fosse roubado. Considerando o quão seguras as contas da Apple estão hoje em dia, seria fácil desativar o recurso de bloqueio usando um processo de autenticação online.
Até o momento, esse recurso de desativação só funciona em aparelhos roubados das próprias lojas da Apple. O Daily Telegraph relata que “as operadoras de telefonia móvel acusaram a Apple separadamente de ‘minar’ os esforços para impedir o roubo de celulares em lojas, ao se recusar a ‘inutilizar’ os aparelhos roubados das lojas das próprias operadoras”.
O Google desenvolveu opções para bloquear dispositivos quando desconectados de relógios, mas isso não é suficiente. Um telefone roubado precisa ser tornado sem valor, invendável. Embora isso não resolva o problema de telefones roubados para peças , existem outras medidas para isso.
A atual onda de roubos de celulares não pode continuar sem medidas mais drásticas. Parece que este é o próximo passo lógico, e cabe à Apple tomar a iniciativa.
O post Donos de iPhone Correm Quatro Vezes Mais Risco de Roubo; Saiba por Quê apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Donos #iPhone #Correm #Quatro #Vezes #Mais #Risco #Roubo #Saiba #por #Quê
“Dicas de smartphone e iPhone envolvem truques e ajustes para otimizar o uso diário, melhorar desempenho, bateria e segurança. Incluem configurações de privacidade, organização de apps, atualizações e recomendações de aplicativos úteis para facilitar sua rotina.”
Palavras chaves
Donos de iPhone Correm Quatro Vezes Mais Risco de Roubo; Saiba por Quê
Dicas de smartphone
Truques de iPhone
Otimização de bateria
Configurações de segurança
Apps úteis
Atualizações de iOS
Comparação de celulares
Desempenho do iPhone
Lançamentos de smartphones
Personalização de iPhone
Ajustes de Android
Economia de bateria
Câmera do iPhone
iPhone vs Android
Manutenção de smartphone
