×
Dicas de Finanças Forbes

Ex-presidente Fernando Collor É Preso em Maceió por Corrupção

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

O ex-presidente Fernando Collor, de 75 anos, foi preso na madrugada desta sexta-feira (25), em Maceió. O político vai cumprir pena em regime fechado. Segundo seus advogados, o ex-presidente foi preso às 4h quando estava indo para Brasília para cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes.

Collor havia sido condenado em maio de 2023 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos e dez meses de reclusão. Na quinta-feira (24), Moraes negou os últimos recursos apresentados pela defesa dele e determinou a prisão imediata na quinta-feira (24).

“Não admito os embargos infringentes. Considerado o caráter meramente protelatório do recurso”, escreveu Moraes em sua decisão pela prisão de Collor, divulgada na noite de quinta.

Em nota, a defesa do ex-presidente disse ter recebido a determinação de Moraes com “surpresa e preocupação” e questionou a alegação do ministro do STF de que o recurso teria caráter protelatório. Para a defesa, a maioria dos ministros do STF teria reconhecido o direito de apresentar o pedido.

A decisão de Moraes será submetida ao plenário virtual do STF nesta sexta-feira, embora o cumprimento da ordem de prisão seja imediata.

A prisão está relacionada à condenação de Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-presidente foi acusado de receber propina de uma empreiteira para viabilizar contratos com a BR Distribuidora. O caso está relacionado ao período em que Collor foi senador por Alagoas entre 2006 e 2022.

“Tais assuntos caberiam ao plenário decidir, ao menos na sessão plenária extraordinária já designada para a data de amanhã (sexta)”, disseram os advogados, antes da detenção de Collor.

Eleição de 1989

Político de expressão menor nos anos 1980, Collor foi o vencedor da eleição presidencial de 1989, a primeira escolha direta realizada desde 1960. A ditadura militar iniciada com o golpe de 1964 impediu os brasileiros de escolher seu presideente de maneira direta.

Como candaito, ele defendeu a moralização da máquina pública e na privatização. Collor havia sido eleito governador de Alagoas em 1986 e divulgou atos de combate à corrupção e de eliminação de desperdícios e privilégios, tornando-se conhecido como “caçador de marajás”, denominação pejorativa de servidores públicos que recebem salários elevados.

Sua campanha contou, pela primeira vez, com o uso maciço da televisão. Eleito aos 40 anos, foi o presidente mais jovem da história do Brasil. Assumiu a Presidência em 15 de março de 1990 implementando um plano econômico polêmico, que congelou aplicações financeiras, cadernetas de poupança e até mesmo o saldo nas contas correntes em uma tentativa de conter uma inflação incontrolável, que chegava a 90% ao mês.

Collor também iniciou o programa de privatização. Em seu governo foram vendidas várias estatais, como as siderúrgicas Usiminas e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). O programa seguiria nos governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) com a venda da Vale, do sistema Telebrás e de várias estatais do sistema elétrico.

Corrupção e impeachment

O plano Collor não deu certo e o presidente perdeu popularidade. Em 1992, ele se viu no centro de um escândalo de corrupção que envolvia o tesoureiro de sua campanha eleitoral em 1989, Paulo César Farias, apelidado de PC. Pedro Collor de Mello, irmão mais moço de Fernando, acusou o então presidente de corrupção e de ter suas contas pessoais pagas pelo tesoureiro de campanha.

Pedro acusou PC de ser o testa-de-ferro do presidente e afirmou que ele havia instalado uma rede de tráfico de influências no governo com a anuência de Collor que envolvia ainda o desvio de recursos.

Após uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) incriminar Collor e em meio a uma onda de manifestações nas ruas contra o então presidente, a Câmara dos Deputados aceitou em outubro de 1992 abrir um processo de impeachment, afastando o presidente do cargo.

No final de dezembro, pouco antes do julgamento no Senado, Collor renunciou tentando evitar o impeachment e a inelegibilidade, mas o impeachment foi aprovado e Collor ficou inelegível por oito anos. Ele sempre negou as acusações e foi absolvido pelo STF em 1994.

Seu retorno à política foi discreto. Após o impeachment, Collor foi morar em Miami e só retornaria ao Brasil em 1998. Collor disputou o governo de Alagoas em 2002 e perdeu no primeiro turno.

Foi eleito senador por Alagoas em 2005 e reeleito em 2014. Tentou disputar o governo de Alagoas em 2022 com o apoio de Jair Bolsonaro, mas ficou em terceiro lugar.

O post Ex-presidente Fernando Collor É Preso em Maceió por Corrupção apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Expresidente #Fernando #Collor #Preso #Maceió #por #Corrupção

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Ex-presidente Fernando Collor É Preso em Maceió por Corrupção


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *