Fed Mantém Juros Americanos Inalterados, Mas Vê Possibilidade de até Dois Cortes em 2025
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Sem surpresas para o mercado, o Federal Reserve anunciou nesta quarta-feira (18) a sua decisão de manter a taxa de juros inalterada na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano — patamar que perdura desde dezembro de 2024. A manutenção dos juros persiste apesar das pressões feitas pelo presidente Donald Trump para que o BC americano realize cortes.
No comunicado da decisão, os diretores do Fed apontam que a economia americana segue crescendo em ritmo sólido, tem um mercado de trabalho com taxas de desemprego baixa, mas ainda assim apresenta sinais de uma inflação acima da meta esperada de 2% ao ano.
Apesar da manutenção da taxa, o colegiado apontou que as incertezas no cenário diminuíram, mas ainda permanece elevada.
“O Comitê estará preparado para ajustar a postura da política monetária conforme apropriado, caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivos […] levando em consideração uma ampla gama de informações, incluindo leituras sobre as condições do mercado de trabalho, pressões e expectativas inflacionárias, e desenvolvimentos financeiros e internacionais”, aponta o documento, sem citar nominalmente o potencial inflacionário gerado pela escalada de conflitos entre Irã e Israel.
Projeções
Na coletiva de imprensa após a decisão, Jerome Powell, presidente do Fed, voltou a afirmar os perigos que a guerra tributária pode trazer às projeções atuais. “Estamos começando a observar alguns efeitos das tarifas, e esperamos mais impactos nos próximos meses”, apontou.
Nas projeções econômicas divulgadas também nesta tarde, o Fed aponta para a possibilidade de que dois cortes ocorram ainda este ano — totalizando 0,5 ponto percentual. Oito dos 19 votantes esperam reduzir a taxa de juros para a faixa entre 3,75% a 4,00% até dezembro, enquanto dois outros diretores consideram um corte residual extra como apropriado.
Os gráficos também apontam que a projeção para a inflação seguirá acima da meta estabelecida em 2026 e 2027, o que deve desacelerar o afrouxamento monetário. A maioria vê apenas um corte de 0,25 p.p por ano entre 2026 e 2027.
“Além das entrelinhas do comunicado oficial deixarem nítido que o Fed não tem pressa em termos de mudança no seu atual posicionamento em termos de política monetária, a decisão de hoje trouxe outros elementos importantes que jogam em favor de um cenário de estabilidade dos juros até o final do ano, a principal delas sendo a composição da atualização de cenário macroeconômico da instituição, com revisões para cima na projeção de inflação para os próximos anos”, explica Matheus Pizzani, economista da CM Capital.
O afrouxamento monetário potencialmente mais lento do que o esperado pelo mercado tende a pressionar os ativos de risco. Em Nova York, as principais bolsas operam em leve queda.
Para Andressa Durão, economista do ASA, a composição dos votos para 2025 e uma mediana da taxa de juros maior para o próximo ano pode ser considerada uma postura dura (hawkish).
A Suno Investimentos vê o Fed com um espaço limitado para cortes de juros ao longo do ano, em função do potencial impacto inflacionário das medidas comerciais. “Mantemos a projeção de um primeiro corte no final de 2025, uma vez superados os efeitos mais imediatos dos choques tarifários.”
O post Fed Mantém Juros Americanos Inalterados, Mas Vê Possibilidade de até Dois Cortes em 2025 apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Fed #Mantém #Juros #Americanos #Inalterados #Mas #Vê #Possibilidade #até #Dois #Cortes
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Fed Mantém Juros Americanos Inalterados, Mas Vê Possibilidade de até Dois Cortes em 2025
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças