Haddad Critica Selic “Exagerada” e Avalia Uso Excessivo da Recuperação Judicial no Brasil
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou neste sábado que há um “abuso” no Brasil quanto ao uso por alguns setores do instrumento da recuperação judicial, acrescentando que o tema está sendo estudado pelo ministério.
Questionado sobre o grande número de empresas em recuperação judicial no país, Haddad citou dois fatores para isso: o alto nível da taxa de juros, que prejudica a rolagem das dívidas pelas empresas, e o próprio uso do instrumento de recuperação.
“Tem um abuso em usar a recuperação judicial”, disse Haddad durante entrevista ao podcast 3 Irmãos. “Estamos estudando isso. Alguns casos estão chamando a atenção. Tem um ou dois setores da economia que estão inspirando um cuidado maior”, acrescentou Haddad, sem detalhar a questão.
Pela legislação em vigor, empresas que entram em recuperação judicial ganham tempo para se reestruturar, com a suspensão de ações de cobrança por um período.
Taxa Selic exagerada
Ao abordar os juros, Haddad reconheceu que a taxa básica Selic, hoje em 15% ao ano, está “exagerada”, mas acrescentou que é o Banco Central que trata da questão.
“Tem gente no Brasil hoje, inclusive no mercado financeiro, que (diz que) chegou a hora de cortar. Tem gente que acha que não”, ponderou Haddad. “O debate é normal.”
Em outras declarações neste mês de setembro, Haddad havia dito que o Brasil tem observado uma reancoragem das expectativas do mercado para a inflação, o que vai abrir espaço para cortes de juros pelo BC nos próximos meses.
Déficit “crônico” nas contas públicas
Em outros momentos da entrevista deste sábado, Haddad voltou a afirmar que o Brasil enfrenta um déficit “crônico” nas contas públicas. Ao mesmo tempo, classificou como “superficial” a ideia defendida por setores da esquerda de que basta tirar as travas dos gastos públicos para o país se desenvolver.
O ministro também disse ser favorável que o governo faça parcerias públicos-privadas (PPPs) e concessões — um tema que também costuma ser alvo de críticas de setores da esquerda.
“Ideologicamente falando, eu não sou contra PPP e concessão. Dependendo da circunstância, ela se justifica”, afirmou.
new RDStationForms(‘newsletter-forbes-money-producao-simplificado-duplicado-9d3ca6256d62bd7e77b9’, ‘null’).createForm();
O post Haddad Vê "Abuso" em Setores e Coloca Ferramenta Legal no Radar de Estudos da Fazenda apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Haddad #Critica #Selic #Exagerada #Avalia #Uso #Excessivo #Recuperação #Judicial #Brasil
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Haddad Critica Selic “Exagerada” e Avalia Uso Excessivo da Recuperação Judicial no Brasil
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças