Ibovespa Fecha em Queda Pressionado por Petrobras
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Ibovespa fechou em queda de 0,41%, a 135.965,39 pontos, nesta sexta-feira (08). A baixa ocorre após quatro altas seguidas.
O movimento foi influenciado, em sua maioria, pela Petrobras (6,15%) que recuou forte depois do resultado trimestral e dividendos abaixo das previsões no mercado. Já a Braskem (4,41%) figurou na ponta positiva, em meio a expectativas envolvendo a venda de ativos na petroquímica.
O volume financeiro no pregão somava R$ 23,5 bilhões antes dos ajustes finais.
Em Wall Street, as ações fecharam em alta nesta sexta-feira (08). O índice de tecnologia Nasdaq atingiu um pico de fechamento pelo segundo dia consecutivo. As ações relacionadas à tecnologia, incluindo a Apple, ganharam força em meio ao otimismo sobre as expectativas de cortes de juros ainda este ano.
De acordo com dados preliminares, o S&P 500 avançou 0,78%, para 6.389,75 pontos. O Nasdaq subiu 0,98%, para 21.451,42 pontos. O Dow Jones cresceu 0,50%, fechando aos 44.188,33 pontos.
Câmbio
Já o dólar terminou o dia em leve alta de 0,2%, a R$ 5,43, interrompendo uma sequência de cinco dias seguidos de ganhos. No entanto, ainda acumulou baixa na semana, conforme os investidores ajustaram algumas posições vendidas na moeda norte-americana diante das incertezas sobre o impasse comercial entre Brasil e Estados Unidos. Na semana, a moeda registrou queda de 2%.
Segundo Bruno Shahini, especialista em investimentos da Nomad, o comportamento da divisa foi influenciado principalmente por ajustes técnicos, diante da queda acumulada superior a 3% no mês.
O movimento refletiu fatores mistos. “De um lado, a pressão negativa veio da queda do minério de ferro, da instabilidade do preço do petróleo e das incertezas nas negociações sobre o tarifaço de até 50% imposto pelos EUA a produtos brasileiros. De outro, a fraqueza global da moeda americana, diante das apostas quase consensuais de corte de juros pelo Federal Reserve em setembro, favoreceu o real e outros pares emergentes”, explicou o especialista.
O ambiente político no Congresso e as tratativas a respeito da pauta comercial mantêm o câmbio bastante sensível. No entanto, fatores como o diferencial elevado de juros e o cenário externo mais favorável continuam dando suporte à moeda brasileira. Mesmo assim, as preocupações persistem com os impactos econômicos do tarifaço, que limitam ganhos mais direcionais.
O post Ibovespa Fecha em Queda Pressionado por Petrobras apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Ibovespa #Fecha #Queda #Pressionado #por #Petrobras
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Ibovespa Fecha em Queda Pressionado por Petrobras
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças