Inflação nos EUA Sobe Menos do Que o Esperado em Janeiro
Os preços ao consumidor nos Estados Unidos aumentaram menos do que o esperado em janeiro, mas a inflação subjacente se firmou à medida que as empresas aumentaram os preços no início do ano. Isso junto com a estabilização do mercado de trabalho, pode permitir que o Federal Reserve deixe a taxa de juros inalterada por um tempo.
O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% no mês passado, após alta não revisada de 0,3% em dezembro, informou o Departamento de Estatísticas do Trabalho do Ministério do Trabalho nesta sexta-feira (13). Economistas consultados pela Reuters previam um aumento de 0,3%.
Com o relatório de janeiro, o departamento publicou fatores de ajuste sazonal recalculados para refletir os movimentos de preços de 2025.
A divulgação do relatório foi ligeiramente adiada pela paralisação de três dias do governo federal na semana passada. Uma greve mais longa no ano passado impediu a coleta de preços para outubro, causando volatilidade nos dados. Economistas esperavam que a volatilidade diminuísse no relatório de janeiro.
Nos 12 meses até janeiro, os preços ao consumidor tiveram alta de 2,4%. A desaceleração na taxa de inflação anual os 2,7% em dezembro refletiu principalmente a saída do cálculo dos valores mais altos do ano passado.
O banco central dos EUA acompanha o índice PCE para sua meta de inflação de 2%. Ambas as medidas estão bem acima do objetivo. O governo informou esta semana que o crescimento do emprego acelerou em janeiro e a taxa de desemprego caiu de 4,4% em dezembro para 4,3%.
No mês passado, o Fed manteve sua taxa básica de juros na faixa de 3,50% a 3,75%.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o índice de preços ao consumidor subiu 0,3% após um aumento não revisado de 0,2% em dezembro.
Esse aumento do mês passado provavelmente refletiu as altas pontuais de preços na virada do ano, bem como o repasse das tarifas do presidente Donald Trump. Nos 12 meses até janeiro, o chamado núcleo do aumentou 2,5%, após avançar 2,6% em dezembro. Isso também refletiu a saída do cálculo das leituras mais altas do ano passado.
#Inflação #nos #EUA #Sobe #Menos #Esperado #Janeiro
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Inflação nos EUA Sobe Menos do Que o Esperado em Janeiro
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças
