Itaú Deverá Pagar Dividendo Extraordinário Superior Ao de 2023
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
O Itaú Unibanco (ITUB4) deverá pagar um dividendo extraordinário referente a 2024 maior que o pago em 2023. Segundo Milton Maluhy, CEO do banco, neste ano há menos incertezas devido a mudanças na regulação e na contabilidade dos bancos, o que reduz a necessidade de manter capital excedente.
Leia também
Com isso, o capital principal (Common Equity Tier, ou CET) de nível 1 está em 13,7% dos ativos, acima do nível mínimo autorizado pelo Conselho, que é de 11,5%. Maluhy disse que o banco deverá “certamente” pagar um dividendo extraordinário superior ao que foi pago referente aos resultados de 2023. “Não é do nosso interesse reter capital acima do necessário” diz ele.
Ao longo do 3T24, o banco se desfez da parcela remanescente do capital da XP, que era de cerca de 1,5%, o que reforçou ainda mais a base de capital do banco. Além disso, o banco anunciou a recompra de US$ 1,250 bilhão em notas subordinadas, com impacto de 0,55 ponto porcentual no índice de capitalização Nível 1. “Essa foi uma decisão econômica, entendemos que é mais eficiente captar no mercado local”, diz Maluhy.
O mercado gostou da notícia. No fim da manhã, as ações do banco estavam com alta de 2%, maior valorização da carteira do Ibovespa. A segunda maior alta, de 1,9%, era das ações da Itaúsa (ITSA4), holding que controla o banco. No momento de maior valorização, os papéis do Itaú chegaram a subir 3,3% devido à notícia do dividendo extraordinário.
Crédito
O banco elevou sua projeção (“guidance”) de crescimento para a carteira de crédito em 2024, agora esperando uma expansão entre 9,5 por cento e 12,5 por cento, comparado com a expectativa anterior de 6,5 por cento a 9,5 por cento. Essa revisão reflete a confiança do banco em um ambiente de crédito mais favorável, fundamentado pela melhora da qualidade do crédito e pela resiliência observada em diversas linhas da carteira.
Segundo Maluhy, a alta da Selic é negativa para os bancos em geral no longo prazo, pois eleva a inadimplência e reduz a oferta de crédito. Em termos de inadimplência, os mais prejudicados são os clientes que captam empréstimos indexados ao CDI, como as pequenas e médias empresas. “Porém, no caso das linhas com teto de crédito, o aumento dos juros pode impedir a concessão para alguns clientes, caso de algumas linhas do empréstimo consignado e do financiamento imobiliário.”
O post Itaú Deverá Pagar Dividendo Extraordinário Superior Ao de 2023 apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Itaú #Deverá #Pagar #Dividendo #Extraordinário #Superior
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Itaú Deverá Pagar Dividendo Extraordinário Superior Ao de 2023
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças