Lojas Oxxo Passam a ser Controladas Apenas Pela FEMSA com fim da Parceria com a Raízen
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Raízen e a FEMSA anunciaram ao mercado nesta quinta-feira (4) o fim da joint venture Grupo Nós, criada em 2019. O desfecho, que não envolve pagamentos entre as partes, redistribui mais de 1.800 pontos de venda no Brasil e marca uma reorganização estratégica no segmento de conveniência e proximidade.
Pelo acordo, a Raízen ficará com 1.256 lojas Shell Select e Shell Café, que seguirão no modelo de franquias integradas à rede de postos Shell. Já a FEMSA assume 611 unidades da rede Oxxo, além do centro de distribuição localizado em Cajamar (SP). A companhia mexicana também absorverá as dívidas e os recursos de caixa ligados à operação.
Segundo comunicado, a decisão reflete a estratégia da Raízen de simplificar o portfólio e concentrar esforços na oferta integrada da marca Shell, buscando maior foco e agilidade na execução. A FEMSA, por sua vez, reforça a expansão da Oxxo no mercado brasileiro, apostando no crescimento do varejo de proximidade.
O Grupo Nós seguirá existindo de forma operacional, prestando serviços de suprimentos e logística para as lojas Shell Select e Shell Café, a partir do centro de distribuição transferido à empresa mexicana.
A conclusão da operação ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e do cumprimento de condições previstas em contrato.
Expansão
Em nota emitida pela FEMSA, José Antonio Fernandez Garza, CEO do braço de retail, afirma que o plano de expansão da rede continuará no Brasil, que, segundo diz, é um foco fundamental para os negócios da companhia mexicana no mercado local.
O comunicado cita ainda que a razão da empresa enxergar no mercado brasileiro uma oportunidade de crescimento significativa está relacionada ao grande mercado local e à fragmentação do varejo. A meta da companhia é a de construir um negócio lucrativo e escalável, com foco na expansão acelerada de lojas, adaptação ao consumidor local e aumento da eficiência operacional.
O fim da parceria com a Raízen no Brasil acontece em um momento em que a FEMSA registra encolhimento do desempenho de suas lojas nas Américas, a principal bandeira da divisão de proximidade na região. São mais de 21 mil, a maior parte delas, no México. Peru, Chile e Colômbia também possuem operações.
Os resultados do segundo trimestre deste ano indicam que a receita operacional diminuiu 2,8% ante o mesmo período do ano passado, embora a receita total dessa divisão tenha crescido 6,9%.
Segundo Carbajal, os resultados estão relacionados a um ambiente de consumo fraco e um clima adverso no México.
Moody’s
Em um relatório do início de julho deste ano sobre a Raízen, a Moody’s citou que o modelo de negócio de lojas de conveniência ainda tem uma penetração baixa em relação ao número de postos de combustíveis do grupo, o que abre um grande potencial para crescimento.
O documento menciona ainda a primeira emissão de debêntures da Rede Integrada de Lojas de Conveniência e Proximidade S.A. (o nome oficial do Grupo Nós), no valor de R$ 300 milhões. Isso, no entendimento da agência, reflete a qualidade de crédito da Raízen, que é a fiadora da dívida de forma irrevogável e irretratável.
Desenvestimento
O movimento da Raízen é apenas mais um da série de desenvestimentos recentes. Em agosto, ela anunciou um acordo para vender as usinas Rio Brilhante e Passa Tempo, ambas localizadas na cidade de Rio Brilhante (MS), por R$1,54 bilhão.
De novembro do ano passado até agora, considerando a venda das duas usinas em Mato Grosso do Sul, a Raízen reduziu em cinco o número de unidades ativas, incluindo outras duas alienações e uma hibernação da Santa Elisa, ativo que teve sua cana de comercializada em julho.
O post Lojas Oxxo Passam a ser Controladas Apenas Pela Femsa com fim da Parceria com a Raízen apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Lojas #Oxxo #Passam #ser #Controladas #Apenas #Pela #FEMSA #fim #Parceria #Raízen
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Lojas Oxxo Passam a ser Controladas Apenas Pela FEMSA com fim da Parceria com a Raízen
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças