×
Noticias G1

Lula critica ataques dos EUA a embarcações e usa rede social para se retratar de fala sobre traficantes de drogas serem ‘vítimas dos usuários’


O presidente Lula criticou as ações dos Estados Unidos contra embarcações de supostos traficantes no Caribe e no Pacífico. Mas acabou se vendo na necessidade de fazer uma retratação depois de afirmar que traficantes de drogas são vítimas dos usuários. Ele está em viagem pela Ásia.
O presidente começou o dia em Jacarta, na Indonésia, com uma visita ao secretário-geral da ASEAN – a Associação dos Países do Sudeste Asiático – na sede do bloco. Na saída, falou com os jornalistas. O correspondente Felippe Coaglio perguntou ao presidente sobre a expectativa do encontro com Donald Trump no domingo (26).
“Tenho toda a disposição de defender os interesses do Brasil e mostrar que houve equívoco nas taxações ao Brasil. Eu quero provar isso com números, de que houve equívoco das taxações. E, também, eu quero discutir um pouco a punição que foi dada a ministros brasileiros da Suprema Corte, que não têm nenhuma explicação, nenhum entendimento”, disse Lula.
O encontro vem sendo costurado desde o fim de setembro, depois que Trump e Lula se cumprimentaram brevemente em Nova York, nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. O Brasil quer negociar o fim das sobretaxas de 40% sobre a venda de produtos brasileiros para os Estados Unidos, em vigor desde agosto. À época, Donald Trump relacionou o tarifaço ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF. E, na sequência, impôs sanções a autoridades brasileiras com a Lei Magnitsky e suspendeu vistos para entrada nos Estados Unidos.
Lula condenou as ameaças recentes de Donald Trump de invadir países para combater o narcotráfico:
“Você não fala que vai matar as pessoas. Você tem que prender as pessoas, julgar as pessoas, saber se a pessoa estava ou não traficando. Aí você pune a pessoa de acordo com a lei. Você não pode simplesmente dizer que vai invadir, que vai combater o narcotráfico na terra dos outros, sem levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos, sem levar em conta a soberania territorial de cada país. Porque, se o mundo ficar uma terra sem lei, sem respeitabilidade, vai ficar muito difícil viver”.
Lula critica ataques dos EUA a embarcações e usa rede social para se retratar de fala sobre traficantes de drogas serem ‘vítimas dos usuários’
Jornal Nacional/ Reprodução
Ao falar sobre combate às drogas, o presidente fez uma relação entre usuários e traficantes. Afirmou que os usuários de drogas são responsáveis pelos traficantes e que os traficantes são vítimas dos usuários:
“Toda vez que a gente fala de combater drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Ou seja, você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente como que tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”.
Mais tarde, em uma rede social, Lula escreveu:
“Fiz uma frase mal colocada e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”.
No início da tarde, o presidente Lula seguiu para a segunda parte da viagem pela Ásia. Embarcou rumo à Malásia, onde ele e Trump vão participar da cúpula de países do Sudeste Asiático e ter reuniões paralelas com outros líderes mundiais.
LEIA TAMBÉM
Lula diz que traficantes ‘são vítimas dos usuários de drogas’ e que seria ‘mais fácil’ combater viciados
Lula reage a ações dos EUA na Venezuela e deve levar tema a encontro com Trump: ‘Se a moda pega, vira terra sem lei’
Octavio Guedes: Frase de Lula é estúpida e dá munição à oposição
O que é a ASEAN e por que Lula e Trump devem se encontrar na Malásia

Fonte

#Lula #critica #ataques #dos #EUA #embarcações #usa #rede #social #para #retratar #fala #sobre #traficantes #drogas #serem #vítimas #dos #usuários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *