×
Dicas de Finanças Forbes

Mercado de Trabalho Desacelera Mais do Que o Esperado e Economistas Reforçam Aposta em Corte de Juros nos EUA

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

A criação de vagas de emprego nos Estados Unidos enfraqueceu acentuadamente em agosto, elevando a taxa de desemprego para 4,3% (de 4,2% em julho). O payroll, que mostra uma fotografia do mercado de trabalho americano, confirmou os sinais de enfraquecimento da economia e reforçam a hipótese de que o Federal Reserve deve começar a cortar os juros na decisão do próximo mês.

Foram abertas apenas 22 mil vagas de emprego fora do setor agrícola no mês passado, após os 79 mil registrados em julho. As informações são do Escritório de Estatísticas do Trabalho do Departamento do Trabalho e foram divulgadas nesta sexta-feira (05). A expectativa de economistas consultados pela Reuters era de que 75 mil novos postos de trabalho fossem criados. 

Esse é o quarto mês consecutivo que a criação de vagas ficou abaixo de 100 mil. A revisão dos números de junho apontam que houve destruição líquida no número de vagas e não a leve alta divulgada anteriormente. 

Para Carla Argenta, economista-chefe da CM Capital, a dinâmica de criação de vagas confirma uma desaceleração consistente e prolongada “tanto no mercado de trabalho quanto na atividade econômica, sinalizando um movimento conjuntural”. A meta do Fed para o desemprego é de 4,0%. 

Após a divulgação do número, a ferramenta Fed Watch, do CME group, mostrava uma aposta de 88% do mercado em um corte de 0,25 ponto percentual para a reunião do dia 17 de agosto. 

Economia mais fraca

O número baixo de vagas criadas reforça a ideia de que, apesar da inflação ainda estar acima da meta estabelecida pelo BC americano, a economia está em ritmo de desaceleração. Nesta semana, diversas notícias na mídia indicavam que o payroll deveria mostrar um cenário não visto desde a pandemia do coronavírus — mais pessoas desempregadas do que vagas criadas. 

Entre os fatores de pressão no mercado de trabalho estão as tarifas de importação do presidente Donald Trump e a repressão à imigração. Os analistas apontam que  o ataque de Trump aos estrangeiros têm reduzido o contingente de mão de obra, pressionando as contratações. 

Vale lembrar que os impostos de importação anunciados por Trump são os responsáveis pela interrupção no ciclo de cortes de juros no país. No entanto, a incerteza sobre a política comercial está começando a se dissipar, com a maioria das tarifas já em vigor e decisões na Justiça que apontam que a maioria das tarifas aplicadas é ilegal. 

Jerome Powell, presidente do Fed e alvo constante de críticas por parte de Trump, sinalizou um possível corte na taxa de juros ao reconhecer os riscos crescentes ao mercado de trabalho — ainda que a inflação siga sendo uma ameaça. 

Payroll: Trump em fúria

O resultado do mês passado enfureceu o presidente americano, Donald Trump, e o levou a demitir a comissária do Escritório de Estatísticas do Trabalho, Erika McEntarfer. Sem provas, Trump acusou-a de falsificar os dados de emprego. 

Economistas, no entanto, defenderam o trabalho de McEntarfer e os números divulgados pelo seu departamento. A justificativa para as revisões baixistas no número de criação de vagas ficou por conta da metodologia utilizada para estimar quantos empregos foram criados ou perdidos em um determinado mês. 

 

O post Mercado de Trabalho Desacelera Mais do Que o Esperado e Economistas Reforçam Aposta em Corte de Juros nos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Mercado #Trabalho #Desacelera #Mais #Esperado #Economistas #Reforçam #Aposta #Corte #Juros #nos #EUA

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Mercado de Trabalho Desacelera Mais do Que o Esperado e Economistas Reforçam Aposta em Corte de Juros nos EUA


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *