Moagem de Cana Recua no Norte e Nordeste em 2025/26
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A moagem total de cana na safra 2025/26 nas regiões Norte e Nordeste havia somado 32,5 milhões de toneladas até 30 de novembro, queda de 9,4% ante o mesmo período da safra anterior, apontou nesta sexta-feira a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio).
O volume processado até então representava pouco mais da metade da oferta de cana projetada no ciclo para as duas regiões, que respondem por cerca de 10% da safra nacional.
O Norte e Nordeste tinham safra estimada em 59 milhões de toneladas da matéria-prima do açúcar e etanol em 2025/26, alta anual de 1%, segundo dados da estatal Conab divulgados em novembro.
Para o presidente da NovaBio, Renato Cunha, a queda até o final de novembro reflete desafios “estruturais e conjunturais”, como questões climáticas.
“Os números mostram uma safra mais curta até o momento, especialmente no Nordeste…”, disse ele, em nota.
Cunha citou que as usinas das regiões estão destinando mais cana para a produção de etanol anidro, nesta safra, já que os preços do açúcar perderam atratividade.
Isso aprofundou a redução na produção de açúcar para 24% no total das duas regiões, para 1,66 milhão de toneladas, no acumulado da safra.
Até o final de novembro, a produção total de etanol nas regiões Norte e Nordeste tinha alcançado 1,38 bilhão de litros, queda de 7,8% em relação à safra passada, diante da menor moagem e apesar da maior destinação de cana para a produção do combustível em detrimento do açúcar.
A fabricação do etanol anidro caiu menos, ou 2%, enquanto no hidratado houve uma redução de 11,3%.
Os estoques físicos de etanol nas regiões também apresentaram queda.
Na posição até 30 de novembro de 2025, o estoque total somou 326,2 milhões de litros, recuo de 28,9%.
Segundo a NovaBio, os dados reforçam a necessidade de acompanhar com cautela a evolução da safra nos próximos meses, considerando fatores climáticos e operacionais.
A NovaBio informou ainda que, no Nordeste, a queda na moagem de cana foi de 9,1%, para 26,1 milhões de toneladas, enquanto no Norte o processamento recuou 10,9%, para 6,3 milhões de toneladas.
new RDStationForms(‘newsletter-producao-simplificao-d80f94eb86e1f51b835d’, ‘null’).createForm();
O post Moagem de Cana Recua no Norte e Nordeste em 2025/26 apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Moagem #Cana #Recua #Norte #Nordeste
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
As dicas de investimentos do site Forbes Brasil oferecem insights atualizados e estratégicos para investidores de todos os perfis. A Forbes explora temas como tendências do mercado financeiro, melhores opções de investimento no Brasil e no exterior, além de práticas para diversificar a carteira com segurança. Com uma abordagem voltada tanto para iniciantes quanto para investidores experientes, as recomendações visam maximizar o retorno e minimizar os riscos, trazendo perspectivas de especialistas e análises detalhadas sobre ações, fundos, imóveis, criptomoedas e outros ativos promissores.
Palavras chaves
Moagem de Cana Recua no Norte e Nordeste em 2025/26
Dicas de investimentos
Investimentos Forbes Brasil
Estratégias de investimento
Como investir
Mercado financeiro
Diversificação de carteira
Retorno financeiro
Ações promissoras
Investimentos seguros
Análise de mercado
Rentabilidade
Tendências de investimentos
Investimento para iniciantes
Maximizar retornos
Finanças pessoais
