Musk X Trump: Ex-aliados Trocam Novas Farpas
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A briga entre Donald Trump e Elon Musk ganhou um novo capítulo nesta terça-feira (1º), quando o ex-presidente americano sugeriu que pode analisar a possibilidade de deportar o CEO da Tesla e ameaçou investigar suas empresas. A fala veio após Musk afirmar que apoiará candidatos que desafiem parlamentares favoráveis ao projeto de gastos, defendido pelo presidente americano, durante as prévias do Partido Republicano.
Em conversa com jornalistas em frente à Casa Branca, Trump foi questionado sobre a chance de deportar o bilionário nascido na África do Sul, hoje cidadão naturalizado dos Estados Unidos, e respondeu: “não sei. Vamos ter que dar uma olhada.” De acordo com a repórter Emily Goodin, do Daily Mail, o presidente dos EUA também disse que talvez tenha que “colocar o DOGE em Elon… DOGE é um monstro que pode voltar e devorar o Elon”, fazendo referência à agência de cortes de gastos idealizada pelo próprio CEO da Tesla.
Em resposta a um vídeo com esse comentário de Trump, Musk escreveu: “é muito tentador levar isso adiante”, mas afirmou que “vai se conter por enquanto”. Ainda assim, fez um alerta enigmático: “a Física enxerga todas as mentiras perfeitamente.”
Críticas noite adentro
Na noite de segunda-feira (30) e na madrugada desta terça, o CEO da Tesla fez uma série de postagens na rede X criticando o projeto de gastos. Ele escreveu que “todo membro do Congresso que fez campanha prometendo cortar gastos públicos” e apoiou esse projeto “vai perder nas primárias do ano que vem, nem que essa seja a última coisa que eu faça nesta Terra”. O bilionário continuou: “se esse projeto de gastos insano for aprovado, o Partido América será fundado no dia seguinte”, atacando o que chamou de “uni-partido democrata-republicano”.
Em resposta, Trump publicou em sua rede Truth Social que, diante das críticas ao projeto, poderia eliminar os subsídios concedidos às empresas de Musk. “Elon Musk sabia, muito antes de me endossar com tanta força para presidente, que eu era totalmente contra o Mandato dos Carros Elétricos. Isso é ridículo e sempre foi um ponto importante da minha campanha.”
“Elon talvez receba mais subsídios do que qualquer outro ser humano da história, de longe, e, sem subsídios, provavelmente teria que fechar tudo e voltar para casa, na África do Sul. Nada de lançamentos de foguetes, satélites ou produção de carros elétricos. Além disso, nosso país economizaria uma FORTUNA”, escreveu Trump.
O presidente dos Estados Unidos sugeriu que o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) – que já foi liderado por Musk – deveria “dar uma boa olhada nos subsídios oferecidos a empresas como SpaceX e Tesla”. Musk respondeu no X desafiando Trump a cortar os incentivos: “estou literalmente dizendo: CORTA TUDO. Agora.”
Mais adiante, o CEO da Tesla afirmou que qualquer parlamentar que votar a favor do projeto, após ter prometido “REDUZIR OS GASTOS”, verá sua foto em um pôster do Pinóquio com a legenda “MENTIROSO” seguida de: “votou para aumentar a dívida dos EUA em US$ 5 trilhões (R$ 27,25 trilhões)”. O dono do X também republicou os resultados de uma enquete informal feita por ele na plataforma, durante um dos desentendimentos públicos com Trump no mês passado, e escreveu: “VOX POPULI VOX DEI 80% votaram por um novo partido”, um ditado em latim que, em tradução livre, seria “a voz do povo é a voz de Deus”.
Ao mesmo tempo em que atacava os defensores do projeto, Musk elogiou alguns dos críticos mais proeminentes dentro do Partido Republicano, incluindo figuras que já foram alvo da fúria de Trump. Ele retuitou uma postagem do deputado Thomas Massie, do Kentucky, chamado por Trump de “deputado de terceira categoria”, que dizia: “‘BBB’ = nossa nota de crédito se esse projeto virar lei.” Musk então prometeu apoiar a reeleição de Massie no ano que vem. Também republicou postagens do senador Thom Tillis, da Carolina do Norte, que Trump ameaçou derrubar nas prévias antes de Tillis anunciar que não disputará a reeleição.
Tillis havia compartilhado um post de Musk criticando o projeto por prejudicar as tecnologias solares e de bateria, e escreveu: “pessoal, Elon Musk está 100% certo, e entende esse assunto melhor do que qualquer um. Devemos levar seus alertas a sério.” Ainda na segunda-feira, Musk havia atacado o Partido Republicano e o projeto de gastos com um post dizendo: “é óbvio que, com os gastos insanos deste projeto, que aumenta o teto da dívida em um recorde de CINCO TRILHÕES DE DÓLARES, vivemos em um país de partido único – o PARTIDO PORKY PIG!!” Uma referência ao personagem Gaguinho, da Looney Tunes e Merrie Melodies da Warner Bros.
Na manhã desta terça, as ações da Tesla chegaram a cair 6% nas negociações do pré-mercado em resposta ao embate entre seu CEO e o presidente americano.
O rompimento
No final de maio, Musk deixou seu posto de “funcionário especial do governo” na administração Trump. Desde então, ele vem criticando o projeto apelido de “grande e belo” pelo presidente americano. A medida é defendida não só por ele, mas por deputados republicanos.
O bilionário já se descreveu como o “primeiro camarada” de Trump, mas depois voltou sua frustração contra o ex-aliado ao compartilhar vídeos antigos do presidente americano criticando parlamentares republicanos por aumentarem o teto da dívida. A briga se intensificou quando Trump acusou Musk de sofrer da “Síndrome de Trump”, uma expressão que ele costuma usar contra seus críticos. Isso deu início a uma guerra nas redes sociais, durante a qual Trump ameaçou cancelar os contratos governamentais de Musk.
Em resposta, o bilionário publicou – e depois apagou – um tuíte sugerindo, sem provas, que o nome de Trump aparecia nos arquivos do caso Epstein — que envolveu o empresário Jeffrey Epstein, condenado por operar rede sexual.
Até segunda-feira, os dois pareciam ter chegado a uma trégua. Na época, Musk chegou a afirmar que se arrependia de algumas de suas “postagens sobre o presidente Donald Trump”, dizendo que “tinha passado do ponto”.
O post Musk X Trump: Ex-aliados Trocam Novas Farpas apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Musk #Trump #Exaliados #Trocam #Novas #Farpas
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Musk X Trump: Ex-aliados Trocam Novas Farpas
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças