Nike Diz Que Tarifas dos EUA Elevarão Custos em US$1 Bi
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Os custos da Nike devem crescer para US$1 bilhão (R$ 5,49 bilhões) por conta das tarifas de importação impostas pelo presidente americano, Donald Trump. A gigante de roupas esportivas detalhou na quinta-feira (26) como pretende reduzir sua dependência da produção chinesa e mitigar esse impacto.
As novas alíquotas do imposto de importação estabelecidas a importantes parceiros comerciais têm forçado muitos varejistas, incluindo a Deckers Brands, proprietária da Hoka, a descontinuar suas projeções, conforme se preparam para uma desaceleração nos gastos não essenciais dos consumidores.
Segundo o diretor financeiro da empresa, Matthew Friend, a China, alvo dos maiores aumentos tarifários impostos por Trump, responde por 16% dos calçados que a Nike importa aos EUA. Mas a companhia pretende reduzir esse percentual para uma “faixa de um dígito alto” até o final de maio de 2026, transferindo a produção para outros países.”
Estamos fazendo parcerias com nossos fornecedores e parceiros varejistas para mitigar esse aumento estrutural de custos, a fim de minimizar o impacto geral para o consumidor”, acrescentou Friend em uma reunião com analistas. A Nike também já anunciou aumentos de preços para mitigar parcialmente o impacto das tarifas.
As ações da empresa subiram 11% no pós-mercado dos EUA, após a marca projetar queda de um dígito médio na receita do primeiro trimestre fiscal, um pouco melhor que a estimativa de queda de 7,3%.
A Nike também reportou um declínio menor do que o esperado na receita do quarto trimestre e superou estimativas para o lucro, à medida que a estratégia do presidente-executivo da companhia, Elliott Hill, de focar em inovação de produtos e marketing voltado para esportes, começa a dar resultado.
Sob o comando de Hill, que assumiu em outubro do ano passado, a Nike está investindo mais em marketing focado em esportes para recuperar sua posição como marca esportiva.
As vendas da Nike no quarto trimestre fiscal caíram 12%, a US$ 11,10 bilhões (R$ 60,93 bilhões), contra expectativa dos analistas de queda de 14,9%, a US$ 10,72 bilhões (R$ 58,86 bilhões), segundo dados compilados pela LSEG. A China continuou sendo um ponto de atenção, com executivos afirmando que o “turnaround” no país levará tempo, já que a Nike enfrenta condições econômicas desafiadoras e forte competição.
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