Nova Guerra do Alimento? Como a Falta de Fertilizantes Ameaça o Seu Prato
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Antes dos recentes ataques de Israel ao Irã, os preços e o fornecimento de energia já estavam sendo abalados pela guerra em curso entre Ucrânia e Rússia. Após o bombardeio norte-americano a três instalações nucleares iranianas, o Irã ameaçou fechar o Estreito de Hormuz, mas recuou rapidamente. Com o cessar-fogo no Oriente Médio declarado em 24 de junho, os preços da energia, que poderiam ter disparado, estabilizaram-se, mas permanecem altos em relação aos padrões recentes. O Brent subiu mais de 10%, ultrapassando os US$ 76 por barril, e o diesel na Europa teve um aumento de quase 15%.
Assim como o Irã, que mirou a usina de energia de Ashdod e a refinaria de Haifa durante seus confrontos mais recentes com Israel, Rússia e Ucrânia também têm sistematicamente atacado a infraestrutura vital uma da outra, especialmente após a Ucrânia encerrar o trânsito de gás natural russo para outras partes da Europa Oriental.
De fato, a Ucrânia intensificou os ataques com drones, mísseis e bombas a infraestruturas críticas russas, desde depósitos de energia e ferrovias logísticas em Bryansk, até grandes fábricas de fertilizantes nas regiões de Tula e Stavropol. Ao mesmo tempo, a Rússia intensificou os bombardeios aos portos do Mar Negro e centros logísticos agrícolas da Ucrânia.
Logo após a invasão russa à Ucrânia em fevereiro de 2022, esses dois países, juntamente com a Turquia e as Nações Unidas, negociaram a “Iniciativa de Grãos do Mar Negro” em julho de 2022, como forma de proteger a exportação de grãos ao mundo. Esse acordo, no entanto, não conseguiu manter estáveis os custos dos insumos agrícolas.
A Rússia continuou a atacar os portos ucranianos de Odesa, Pivdennyi e Chornomorsk, os quais, segundo relatos da mídia, têm sido amplamente utilizados para lançar drones contra navios de guerra russos. Com isso, também foram atingidos silos de grãos e instalações de armazenamento, o que teve efeito oposto ao pretendido pela Iniciativa de Grãos do Mar Negro, um acordo internacional firmado em julho de 2022, com o objetivo de permitir a exportação segura de grãos ucranianos pelos portos do Mar Negro, mesmo durante a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Globalmente, os preços dos fertilizantes já subiram 11% no primeiro trimestre de 2025 em comparação ao ano passado, segundo dados do Banco Mundial. Fertilizantes nitrogenados como ureia, essenciais para diversas culturas, aumentaram mais de 20%, enquanto potássio e fosfato subiram 18% e 20%, respectivamente.
Os recentes ataques de drones ucranianos às fábricas de Azoto em Novomoskovsk e Nevinnomyssk teriam causado uma suspensão temporária das operações nessas duas instalações. A produção combinada dessas unidades equivale ao consumo anual de fertilizantes nitrogenados da França e da Alemanha.
Embora muitos discutam (ou especulem) sobre os verdadeiros motivos dos ataques, a segurança alimentar global e os mercados de insumos agrícolas devem sofrer danos colaterais graves, independentemente das razões. Vale registrar que a Ucrânia nunca havia atacado fábricas de fertilizantes antes. Agricultores europeus agora enfrentam decisões sobre o plantio de inverno diante de uma oferta restrita e prêmios de mercado renovados.
Parece que Vladimir Putin pode estar tentando repetir o desastre que ocorreu no Sri Lanka em 2021, desta vez provocado por estímulos externos. No Sri Lanka, o então presidente Gotabaya Rajapaksa decidiu banir fertilizantes sintéticos e pesticidas, forçando milhões de agricultores do país a adotarem práticas orgânicas.
A decisão, embora justificada por preocupações ambientais, foi mal orientada. Isso acabou desencadeando uma fome que destruiu a economia do país e levou à derrubada do próprio Rajapaksa. Enquanto isso, na Ucrânia, Putin ataca silos e instalações de armazenamento de grãos.
Ninguém sabe ao certo o que pode acontecer se Moscou decidir retaliar os ataques ucranianos mirando instalações de fertilizantes ucranianas como as de Rivne. Além de interromper a produção, tal escalada representa o risco de uma catástrofe ambiental às portas da União Europeia. Os ataques em Tula e Stavropol já elevaram os preços de produtos nitrogenados como ureia e UAN (sigla para Ureia e Nitrato de Amônio) em 6-10% nas últimas semanas, e podem aumentar os custos mais amplos de fertilizantes em 20-40%.
Os mercados de commodities já estão sendo afetados. No mercado futuro agrícola, o trigo chegou a saltar 50-70% em alguns contratos durante interrupções anteriores semelhantes. Analistas alertam que qualquer nova interrupção nas exportações pelo Mar Negro pode provocar um aumento equivalente nos próximos meses.
O milho, com a Ucrânia respondendo por cerca de 15% de todas as exportações globais, pode ter alta adicional de 30%-50%, assumindo que produtores dos EUA e América do Sul não ampliem imediatamente a área plantada. O mercado de óleo de girassol, dominado pela Ucrânia (50%) e pela Rússia (17%), é particularmente vulnerável: março de 2022 registrou um salto de 23% nos preços em apenas um mês, e especialistas agora preveem aumentos de 40-60% em caso de nova paralisação nas exportações, com efeitos em cadeia elevando também os preços do óleo de palma e de soja em 20-30%. No início deste ano, a Ucrânia teve que fechar uma de suas principais fábricas de óleo de girassol da Kernel por falta de matéria-prima.
O post Nova Guerra do Alimento? Como a Falta de Fertilizantes Ameaça o Seu Prato apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Nova #Guerra #Alimento #Como #Falta #Fertilizantes #Ameaça #Seu #Prato
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Nova Guerra do Alimento? Como a Falta de Fertilizantes Ameaça o Seu Prato
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças