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Planos de saúde: quem cresce e quem encolhe no mercado neste início de 2025 – CQCS

A gigante Hapvida começou 2025 perdendo 41 mil vidas em sua base de clientes, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o mercado de planos de saúde em janeiro, compilados pelo Itaú BBA em relatório.

Até por ser, de longe, a maior operadora do mercado, a Hapvida registrou a maior perda no mês, de acordo com o levantamento. Sua participação de mercado caiu 0,1 ponto percentual, para 16,7%. 

Depois da Hapvida, quem mais perdeu clientes em janeiro, segundo o levantamento do BBA, foram a Bradesco Saúde (12 mil vidas a menos) e a Unimed Nacional (11 mil). No entanto, o desempenho dessas operadoras não foi suficiente para reduzir suas fatias de mercado: os percentuais permanecem sendo 7,2% e 3,7%, respectivamente.

Na outra ponta, os maiores ganhos em número de vidas foram registrados nas bases da SulAmérica (mais 54 mil vidas) e da Amil (29 mil vidas). As duas operadoras ganharam participação de mercado, mas a primeira obteve um ganho maior — 0,2 ponto percentual, indo para 5,8% — e está perto de empatar com a Amil (que aumentou sua participação em 0,1 ponto, também para 5,8%). 

A indústria de planos de saúde como um todo encolheu em 12 mil vidas em janeiro, após uma expansão de 181 mil clientes em dezembro. (Encolhimentos na base são naturais no início de ano). 

O Itaú BBA ponderou no relatório que, embora os dados da ANS sejam oficiais, eles não têm sido uma referência plenamente confiável para o desempenho operacional das operadoras de saúde nos últimos meses. Contudo, o banco de investimento ressaltou que os números de janeiro parecem “apontar na direção correta”.

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