Pré-mercado: Copom Termina Hoje com Opções da B3 Indicando Alta dos Juros
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na quarta-feira, 18 de junho.
Cenários
A reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) se encerra nesta quarta-feira (18). O mercado de opções de Copom negociadas na B3 indica uma expectativa majoritária de elevação da taxa Selic, atualmente em 14,75% ao ano. Na manhã desta quarta-feira, a probabilidade de alta era de 64,75%. Um mês atrás, no dia 20 de maio, a probabilidade dessa alta era de apenas 25%.
No entanto, a incerteza dos investidores com relação às medidas do governo para equilibrar as contas públicas e, mais recentemente, o início do conflito entre Irã e Israel elevaram essa probabilidade. O máximo recente foi uma expectativa de 69%, registrada no dia 6 de junho.
O movimento das opções do Copom na B3 indica uma probabilidade concreta de alta dos juros? Esta reunião do Copom é uma das mais incertas dos últimos tempos. Há razões sólidas tanto para o Banco Central (BC) manter os juros inalterados quanto para elevar a Selic.
A manutenção das taxas indicará um Banco Central disposto a esperar que os juros elevados e a (recente) apreciação do real em relação ao dólar exerçam seu efeito positivo sobre a inflação, apesar de a alta potencial do petróleo devido ao conflito no Oriente Médio ser um ponto de preocupação.
Já a elevação das taxas seria um modo de sinalizar para os agentes de mercado que o comprometimento da autoridade monetária com as metas de inflação segue inalterado, e colocando um grau adicional de confiabilidade no cumprimento das metas.
No campo internacional, os investidores aguardam o resultado da reunião do Federal Open Market Committee (Fomc), versão americana do Copom. A expectativa é de manutenção das taxas de juros referenciais americanas na faixa entre 4,25% e 4,50% ao ano, na qual os juros têm permanecido desde janeiro deste ano.
No início de 2025 o Federal Reserve (FED), o banco central americano, suspendeu um processo de afrouxamento da política monetária americana que havia reduzido as taxas do intervalo entre 5,25% e 5,50% ao ano. O corte de um ponto percentual ao longo do segundo semestre de 2024 foi um dos mais rápidos dos últimos anos, e levou a expectativas de que as taxas caíssem para cerca de 3% ao ano durante 2025.
No entanto, a incerteza com relação ao impacto da guerra de tarifas comerciais sobre a inflação interrompeu esse processo. Agora, com diversos indicadores de desaceleração nos preços e no mercado de trabalho, os investidores aguardam a avaliação do Fomc para os juros no segundo semestre.
Perspectivas
Os futuros de ações dos EUA permanecem inalterados no pré-mercado da quarta-feira, com os investidores monitorando os últimos acontecimentos no Oriente Médio e se preparando para o resultado da reunião do Fomc. As ações vêm de uma sessão de baixa na terça-feira (17), com o agravamento do conflito entre Israel e Irã.
Na terça-feira, o presidente Donald Trump usou sua plataforma Truth Social para ameaçar o líder do Irã, dizendo que “nossa paciência está se esgotando” e pedindo “RENDIÇÃO INCONDICIONAL!”. Fontes do governo afirmaram que Trump está “avaliando opções”, incluindo a possibilidade de lançar um ataque militar contra o Irã.
Indicadores
- Brasil
Reunião do Copom
Taxa Selic
Esperado: ND
Anterior: 14,75%
- Estados Unidos
Reunião do Fomc
Entrevista Coletiva de Jerome Powell
Fed Funds
Esperado: 4,25% – 4,50%
Anterior: 4,25% – 4,50%
- Zona do Euro
Inflação ao consumidor (12m)
Observado: 1,9%
Esperado: 1,9%
Anterior: 2,2%
- Reino Unido
Inflação ao consumidor (12m)
Observado: 3,4%
Esperado: 3,3%
Anterior: 3,5%
O post Pré-mercado: Copom Termina Hoje com Opções da B3 Indicando Alta dos Juros apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Prémercado #Copom #Termina #Hoje #Opções #Indicando #Alta #dos #Juros
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Pré-mercado: Copom Termina Hoje com Opções da B3 Indicando Alta dos Juros
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças