×
Dicas de Finanças Forbes

Pré-mercado: Inflação no Brasil e nos EUA Deve Confirmar Juros Apertados

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na terça-feira, 12 de agosto.

Cenários

Hoje é dia de inflação. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve divulgar o índice IPCA referente a julho. A mediana das estimativas dos investidores é de estabilidade em um patamar elevado. A expectativa é de uma variação de 0,37%, acima dos 0,24% de junho.

No acumulado em 12 meses até julho, a projeção é de uma variação de 5,34%, em linha com os 5,35% acumulados nos 12 meses até junho. Se confirmada, essa variação significa uma inflação 0,84 ponto percentual acima do teto da meta, que é de 4,50%.

O cenário nos Estados Unidos é semelhante. A mediana das estimativas para o Consumer Price Index (CPI) de julho é de 0,2%, abaixo dos 0,3% observados em junho. Mesmo assim, a inflação acumulada em 12 meses deve avançar para 2,8%, acima dos 2,7% acumulados nos 12 meses até junho.

No caso do núcleo do CPI, que não considera os preços mais voláteis dos alimentos e da energia, a projeção é de uma elevação para 0,3% ante os 0,2% em junho. A projeção para o núcleo da inflação em 12 meses é de 3,0%, acima dos 2,9% nos 12 meses até junho. A meta de inflação nos EUA é de 2,0%.

Se as projeções dos investidores se confirmarem tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos, a expectativa é de manutenção dos juros na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) agendada para setembro. No entanto, há menos segurança em relação às perspectivas para o que vai ocorrer nos Estados Unidos.

Em suas últimas reuniões, o Federal Reserve (FED), o banco central americano, tem adotado uma atitude cautelosa. Jerome Powell, presidente do FED, tem afirmado repetidamente que a autoridade monetária vai esperar que os dados divulgados confirmem uma baixa de preços. Porém, Donald Trump tem pressionado pela baixa dos juros e há uma preocupação do mercado com a possibilidade de o FED começar a afrouxar a política monetária com base em expectativas e não em dados. Não por acaso, as expectativas dos investidores são de 87% de probabilidade de corte dos juros americanos na reunião do FED agendada para setembro.

No entanto, o mercado também deverá esperar pela reunião anual do FED de Jackson Hole, agendada para o fim de agosto. Tradicionalmente, as lideranças da autoridade monetária aproveitam esse encontro para fornecer indicações sobre a trajetória dos juros e as percepções a respeito da economia.

Perspectivas

Como havia sido previsto pelos analistas na segunda-feira (11), Trump adiou por mais 90 dias a aplicação de tarifas comerciais pesadas sobre a China. O país asiático, principal parceiro comercial dos Estados Unidos (e do resto do mundo) seguirá pagando tarifas “provisórias” de 30%.

Em abril, ao longo de uma série de aumentos, o governo americano havia aumentado as tarifas sobre as importações chinesas para 145%. A China retaliou impondo taxas de 125% sobre produtos americanos. No entanto, os dois lados concordaram em suspender a maioria dessas tarifas em maio, após os negociadores se reunirem em Genebra. Os EUA reduziram suas tarifas para 30%, e a China reduziu suas alíquotas para 10%. Esses eram os percentuais que deveriam ter expirado nesta terça-feira, mas que seguem inalterados por mais 90 dias.

Indicadores

  • Brasil

IPCA (Jul)

Esperado: 0,37%

Anterior: 0,24%

IPCA (12m)

Esperado: 5,34%

Anterior: 5,35%

 

  • Estados Unidos

Consumer Price Index / CPI (Jul)

Esperado: 0,2%

Anterior: 0,3%

Consumer Price Index / CPI (12m)

Esperado: 2,8%

Anterior: 2,7%

Núcleo do Consumer Price Index / CPI (Jul)

Esperado: 0,3%

Anterior: 0,2%

Núcleo do Consumer Price Index / CPI (12m)

Esperado: 3,0%

Anterior: 2,9%

O post Pré-mercado: Inflação no Brasil e nos EUA Deve Confirmar Juros Apertados apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Prémercado #Inflação #Brasil #nos #EUA #Deve #Confirmar #Juros #Apertados

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Pré-mercado: Inflação no Brasil e nos EUA Deve Confirmar Juros Apertados


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *