Pré-mercado: Juro Americano Avança Pelo Rebaixamento do Risco dos EUA
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Bom dia. Estamos na segunda-feira, 19 de maio.
Cenários
A semana começa com uma forte alta nos juros americanos no mercado secundário. Os títulos do Tesouro de 30 anos passaram a pagar juros superiores a 5% ao ano. Os papéis de 10 anos estão pagando taxas de 4,52% no pré-mercado. E o rendimento dos títulos mais curtos, de 2 anos, superou o “nível psicológico” de 4% ao ano.
O motivo dessa alta das taxas foi o rebaixamento da classificação de risco (“rating”) da dívida americana pela agência Moody’s, anunciada na noite da sexta-feira (16). O rating caiu de “Aaa” para “Aa1” e a perspectiva (“outlook”) foi alterada de “negativa” para “estável”, indicando que, salvo se ocorrer algo inesperado, a agência não espera novas alterações – nem elevação, nem rebaixamento.
A Moody’s apontou décadas de “disfunção” na gestão da dívida pública americana. Constatou que democratas e republicanos falharam em reduzir significativamente a dívida americana, que agora ultrapassa US$ 36 trilhões. E que o governo americano deixou de enfrentar diversos desafios financeiros conhecidos e de longo prazo, especialmente o aumento dos custos e a redução crônica do financiamento para a Previdência Social e para programas públicos como o Medicare.
Embora a Moody’s tenha descrito o sistema financeiro americano como “estável” e considerado o dólar “forte e confiável”, a agência também reconheceu a vasta incerteza política e se referiu indiretamente às maneiras pelas quais a estabilidade política e a ordem constitucional podem ser “testadas às vezes”.
Com a mudança, as três principais agências de classificação de crédito não atribuem mais aos Estados Unidos sua melhor classificação. A Fitch rebaixou os Estados Unidos em 2023, citando preocupações fiscais, e a Standard & Poor’s rebaixou o país em 2011.
Perspectivas
A redução no rating pode ter efeitos em cascata por toda a economia se levar os investidores a exigir juros mais altos para comprar os títulos do Tesouro americano. Como esses papéis são o indicador para as emissões das empresas, isso também pode encarecer o capital para o setor produtivo e reduzir os lucros – teoricamente.
Na prática, porém, os rebaixamentos anteriores tiveram pouco efeito sobre a solvência dos Estados Unidos para além de uma volatilidade pontual. Os títulos do Tesouro americano seguem sendo a base do sistema financeiro global. Isso ocorre apesar da dívida pública aparentemente incontrolável. No entanto, a perspectiva de um endividamento governamental muito maior — quando as taxas de juros já estão elevadas — deixou alguns investidores em títulos nervosos.
É provável que haja alguns solavancos nos próximos dias, mas a perspectiva é que o mercado se ajuste em um prazo relativamente curto.
Indicadores
- Brasil
Relatório Focus
Índice IBC-Br (Mar)
Esperado: 0,50%
Anterior: 0,40%
- Estados Unidos
Sem indicadores relevantes
O post Pré-mercado: Juro Americano Avança Pelo Rebaixamento do Risco dos EUA apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Prémercado #Juro #Americano #Avança #Pelo #Rebaixamento #Risco #dos #EUA
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Pré-mercado: Juro Americano Avança Pelo Rebaixamento do Risco dos EUA
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças