×
Dicas de Finanças Forbes

Pré-mercado: Refazendo as Contas para a Inflação e para os Juros

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

Bom dia. Estamos na sexta-feira, 3 de dezembro.

Cenários

Em um dia de poucas notícias, os investidores se preparam para recalcular as expectativas para a inflação e para os juros em 2025.

Os índices mais recentes mostraram uma desaceleração na inflação. Na sexta-feira, 27 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 ( IPCA-15) de dezembro. Esse indicador é uma prévia do IPCA, usado para conferir o cumprimento das metas de inflação pelo Banco Central (BC).

[leia-também tags=bolsa,inflacao]

Segundo o IPCA-15, os preços subiram 0,34%, abaixo dos 0,62% de novembro e da mediana das expectativas, que era de 0,45%. A inflação acumulada em 2024 foi de 4,71%, levemente abaixo dos 4,77% acumulados nos 12 meses até novembro. A mediana das expectativas era de 4,82%. Apesar da leve desaceleração, o resultado confirmou as projeções de romper o teto da meta, que é de 4,50%.

O IPCA-15 não foi o único índice de inflação divulgado no dia 27. A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro. Semelhante ao IPCA-15, o IGP-M é uma antecipação do IGP-Di e nasceu da necessidade de uma economia com inflação descontrolada. Conhecido como “inflação do aluguel”, o IGP-M reajusta diversos contratos e sofre mais influência do dólar do que o IPCA.

O IGP-M de dezembro também mostrou uma desaceleração. A inflação desacelerou para 0,94% ante o 1,30% registrado em novembro. Porém, os preços de alguns itens seguem subindo aceleradamente. Segundo a Fundação, no caso da inflação de atacado “o preço do café, influenciado pelo clima e pelo câmbio, foi o principal destaque, registrando alta de 28,82%”. Isso mostra que os preços das commodities, que são importantes na composição da inflação, seguem pressionados devido ao câmbio.

Perspectivas

É possível dizer que a inflação melhorou devido ao aperto da política monetária, com uma forte alta da taxa Selic? Infelizmente, não é o caso. A desaceleração dos preços foi um falso positivo (sem comparação com o significado médico dessa expressão). A baixa foi um fenômeno pontual, decorrente de quedas maiores do que o habitual em itens com preços voláteis, como a eletricidade e das passagens aéreas.

Na prática, isso quer dizer que a desaceleração dos preços medida pelo IPCA-15 de dezembro não mostra que a inflação está cedendo. Muito pelo contrário. Segundo o IBGE, os preços de cinco dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados subiram.

O importante grupo Alimentação e bebidas “foi responsável não só pela maior variação (1,47%), como também pelo impacto positivo mais acentuado (0,32 ponto percentual)”, informou o IBGE. “A maior variação acumulada no ano (8,00%) e a maior contribuição (1,68 ponto percentual) foram do mesmo grupo”, informou o Instituto. Ou seja, não há sinais de uma melhora consistente no cenário por enquanto.

Indicadores

  • Brasil

Sem indicadores relevantes

  • Estados Unidos

PMI Industrial ISM (Dez)

Esperado: 48,2

Anterior: 48,4

O post Pré-mercado: Refazendo as Contas para a Inflação e para os Juros apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Prémercado #Refazendo #Contas #para #Inflação #para #Juros

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Pré-mercado: Refazendo as Contas para a Inflação e para os Juros


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *