Preços ao Consumidor dos EUA Sobem 0,3% e Indicam Desaceleração da Inflação
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Os preços ao consumidor dos Estados Unidos (PCE, na sigla em inglês) aumentaram 0,3% em setembro, levemente abaixo dos 0,4% de agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (24) pelo Escritório de Estatísticas do Trabalho, do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
Nos 12 meses até setembro, o índice teve alta 3,0%, depois de avançar 2,9% em agosto. Os dados reforçam a expectativa para que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos) corte novamente a taxa de juros na próxima semana.
Os números foram bem recebidos pelo mercado. Por volta das 10h30 desta sexta (horário de Brasília) Wall Street abriu em alta. O Dow Jones Industrial Average subia 0,47%, para 46.956,27 pontos. O S&P 500 ganhava 0,66%, a 6.782,32 pontos, e o Nasdaq Composite tinha alta de 0,87%, para 23.141,87 pontos.
Expectativa mais alta
Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,4% no mês e de 3,1% em relação ao ano anterior.
Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, os preços aumentaram 0,2%, depois de subirem 0,3% em agosto. O chamado núcleo do índice aumentou 3,0% em relação ao ano anterior, de 3,1% em agosto.
Shudtown vigente
O relatório foi publicado apesar de um apagão de dados econômicos devido à paralisação do governo, a fim de ajudar a Administração da Previdência Social a calcular seu ajuste de custo de vida de 2026 para milhões de aposentados e outros beneficiários. Inicialmente, a divulgação deveria ter sido em 15 de outubro.
O repasse das tarifas de importação tem sido gradual, uma vez que as empresas trabalharam com o estoque acumulado antes das tarifas do presidente Donald Trump e também absorveram parte dos impostos.
Economistas dizem que as empresas fizeram isso às custas de contratações e estimam que os consumidores absorveram até agora cerca de 20% das tarifas.
Mas os estoques foram reduzidos no segundo trimestre e varejistas como o Walmart disseram que estão vendo os custos subirem à medida que reabastecem os estoques a níveis de preços pós-tarifas, algo que eles esperam que continue pelo resto do ano. Os economistas esperam que os preços aumentem constantemente até 2026.
O banco central dos EUA acompanha o índice de preços PCE para sua meta de inflação de 2%. A expectativa é de que o Fed reduza sua taxa de juros de referência em mais 25 pontos-base na próxima quarta-feira, para a faixa de 3,75% a 4,00%.
O post Preços ao Consumidor dos EUA Sobem 0,3% e Indicam Desaceleração da Inflação apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Preços #Consumidor #dos #EUA #Sobem #Indicam #Desaceleração #Inflação
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Preços ao Consumidor dos EUA Sobem 0,3% e Indicam Desaceleração da Inflação
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças
