Tramontina Chega à Argentina e Acelera Expansão na América Latina
Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
A Tramontina, marca brasileira centenária e reconhecida mundialmente, está vivendo um momento decisivo em sua trajetória na Argentina. Após mais de 50 anos operando por meio de distribuidores, a empresa decidiu instalar uma estrutura própria no país.
Nascida no Brasil, a companhia tem mais de 10 mil funcionários e presença em mais de 120 países. Desde 1970, a empresa exporta seus produtos para a Argentina. A decisão aproxima ainda mais a parceria com o país vizinho.
O CEO da empresa na Argentina, Emiliano Baseggio, explica: “ter nossa própria estrutura vai fortalecer ainda mais o reconhecimento da marca e nos tornar mais adaptáveis a um mercado tão importante como o argentino”. Segundo ele, esse é o grande projeto que impulsiona a nova fase de expansão.
Apesar das dificuldades econômicas locais, o executivo ressalta o maior trunfo da companhia é o de continuar muito presente na mente do consumidor. “Esse sem dúvida é o nosso principal resultado”, diz o executivo. Mas também reconhece o desafio ante à volatilidade da economia local, que foi o maior obstáculo para manter uma posição estável no país. A resposta da empresa, garante, ele é clara: “Seguimos avançando e crescendo como fazemos há mais de 50 anos”, diz.
A nova estrutura não será uma loja aberta ao público, mas sim um elo entre o mercado argentino e as fábricas da Tramontina, sendo oito no Brasil e uma na Índia. “Nossa ideia é ter um escritório comercial que ofereça suporte e funcione como ponte com as fábricas no Brasil, de onde vêm os produtos que chegam à Argentina”, detalha Baseggio.
O plano é crescer de forma gradual e sustentável. No início, a ideia é a de começar com uma equipe reduzida e ampliar de forma progressiva, num crescimento responsável ao estilo da marca.
A estratégia da empresa é pensada no médio e longo prazo, o que, segundo Baseggio, garante que situações temporárias não afetem diretamente as decisões da companhia. Essa consistência é essencial em um mercado como o argentino e é um valor que a marca quer transmitir tanto a parceiros quanto a consumidores.
Força na variedade e visão de mercado
Um dos pontos centrais dessa expansão é mostrar a verdadeira dimensão do catálogo Tramontina. Embora a marca seja fortemente associada a utensílios de cozinha e facas, o portfólio ultrapassa 22 mil itens, incluindo ferramentas agrícolas, materiais elétricos, móveis de madeira e até porcelanas. A ideia é a ir além das facas, e trazer para a Argentina várias linhas que ainda não estão presentes no país e desenvolvê-las no mercado local.
A expectativa é a de encerrar 2025 com resultados expressivos. “Sem dúvida, vamos fechar o ano na Argentina com um crescimento superior a 100% em relação a 2024. Isso confirma a decisão da matriz de investir no país”, projeta Baseggio.
Um dos eixos dessa aposta é retomar o investimento publicitário, algo que não acontecia de forma consistente há mais de dez anos. O objetivo é “reforçar e posicionar a marca em diversos meios de comunicação”, com mensagens que lembrem o consumidor de que a Tramontina está “sempre na sua cozinha, sempre no seu jardim”. A nova estrutura, por estar mais próxima do mercado, permitirá investir em campanhas de forma mais precisa e assertiva.
Olhando para os próximos dez anos, a visão da empresa é de consolidação plena. O plano inclui um alto nível de adaptação, com produtos cada vez mais alinhados às necessidades do consumidor argentino e até a possibilidade de criar itens exclusivos para o mercado local.
Com 15 anos de experiência na Tramontina no Brasil, Baseggio destaca as qualidades necessárias para liderar esse processo, que incluem foco, consistência, trabalho com visão de médio e longo prazo e resiliência. Para ele, esses pilares são a base para conquistar a confiança que permitirá à marca estar presente “nos diferentes momentos de consumo” dos argentinos.
O post Tramontina Chega à Argentina e Acelera Expansão na América Latina apareceu primeiro em Forbes Brasil.
#Tramontina #Chega #Argentina #Acelera #Expansão #América #Latina
Observação da postagem
Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil
O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.
Palavras chaves
Tramontina Chega à Argentina e Acelera Expansão na América Latina
Notícias de finanças
Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças
